Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj engajada na Semana da Consciência Negra, de 19 a 24 de novembro
Início do conteúdo da página

Fundaj engajada na Semana da Consciência Negra, de 19 a 24 de novembro

Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2012, 09h51 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h15 | Acessos: 1912

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:

MEMÓRIAS AFROBRASILEIRAS, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

O Museu da Abolição (MAB) realiza a Semana da Consciência Negra: Memórias Afrobrasileiras, História e Educação, entre os dias 19 e 24 de novembro de 2012, em parceria com os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal Rural de Pernambuco – NEAB/UFRPE; da Universidade Federal de Pernambuco - NEAB/UFPE; o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena da Universidade Católica de Pernambuco - NEABI-UNICAP, e da Fundação de Ensino Superior de Olinda – NEABI-FUNESO; o Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Etnico-racial (CEPIR-PE); a Coordenação Geral de Pesquisa em Educação da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ); e a Fundação Cultural Palmares, numa perspectiva de ampliar as ações interinstitucionais e em rede.  

A programação terá uma variedade de atividades com o objetivo de promover reflexões sobre temáticas de interesse das comunidades afrodescendentes de Pernambuco, através de conferência de abertura, rodas de diálogo, mesas redondas, oficina, apresentações musicais e homenagens, com o intuito de divulgar políticas públicas que visam combater as desigualdades socioeconômicas, a discriminação racial e produzir e salvaguardar a memória dos afrodescendentes. As atividades visam também trocar experiências no campo da Educação das Relações Étnico-raciais experimentadas pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e produzir estratégias pedagógicas no campo da museologia junto aos professores das redes de ensino.

Estará em exibição no Museu da Abolição a Exposição e Documentário  “Invernada dos Negros” de André Costantin e Daniel Herrera, 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras. No encerramento da Semana, será realizada apresentação musical em homenagem  ao cantor e compositor pernambucano José Tobias, radicado no Rio de Janeiro desde os anos 50, que cantará alguns de seus sucessos acompanhado do violonista pernambucano Henrique Annes.  

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.