Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Encontro de Software Livre da Fundaj, no dia 12 de novembro.
Início do conteúdo da página

Encontro de Software Livre da Fundaj, no dia 12 de novembro.

Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2012, 10h05 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h15 | Acessos: 2589

O Encontro de Software Livre da Fundaj, sob a temática: “Software Livre, Educação e Inclusão Digital”, aconteceu no dia 12 de novembro, das 8 às 17h30, na Sala Calouste Gulbenkian, da Fundaj/Casa Forte (avenida 17 de agosto, 2187). A abertura do evento teve a presença, na mesa-redonda, da pesquisadora Cristine Bonfim, Coordenadora Técnica e representante da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj; o pesquisador Marcos Lucena, coordenador do Encontro; a pesquisadora Luciana Távora, representando a Coordenação Geral de Ciência e Tecnologia, da Dipes/Fundaj; Marcelo Ramos, do Serpro; Diógenes Leão, diretor de Negócios da Fuctura, e Marcos Egito, do CRC-Marista Recife.

Marcelo Ramos, do Serpro, defendeu, no momento da sua fala, o uso do software livre, porque ele permite o compartilhamento do conhecimento. Ou seja, "o acesso, o aprimoramento do conhecimento, devolvendo para a comunidade, fazendo incrementos", explicou. Para Diógenes Leão, diretor de Negócios da Fuctura, "a idéia é a liberdade, a opção de escolha, que dá, no caso do software livre, um conceito de segurança, de velocidade, através de um programa que é gratuito, e que amplia as chances do profissional se estabelecer no mercado de informática". A educação foi o tema citado por Marcos Egito, do CRM Marista, durante a sua fala. Ele contou que o software livre dá uma expansão enorme, imensurável em tecnologia da educação, e tudo disponibilizado de maneira gratuita, livre e de fácil acesso. "A gente tem várias ferramentas educativas para a matemática e outra disciplinas e a gente precisa se apropriar das tecnologias", disse Egito, lembrando que falava como estudante de pedagogia e não como professor. Luciana Távora, pesquisadora da Fundaj, comentou que precisamos ampliar o discurso da educação digital, estimular esse discurso, o que a Fundaj têm feito enquanto órgão do governo federal de educação e de pesquisa, ligado ao MEC.  O coordenador do evento, pesquisador Marcos Lucena, da Fundaj, comunicou que o uso do software livre para a educação, e, principalmente, para a Educação à Distância, têm sido usado pela Fundaj, que detém um Núcleo de Ensino a Distância (EAD), além de relembrar aos participantes do Encontro que a Fundaj ganhou o prêmio José Reis de Divulgação Científica pelo uso do software livre na elaboração do seu portal, o http://www.fundaj.gov.br , da sua revista científica on line Coletiva e do link Pesquisa Escolar.     

A primeira palestra do evento foi proferida por Marcio Benedito, do Serpro, de Belo Horizonte (MG), que falou da sua experiência profissional com o uso do software livre na educação, como meio de criação de material didático para a Informática, como manuais de instrução, etc.. "São recursos multimídias para lançarmos mão na educação", comentou. Na opinião de Marcio Benedito, é preciso mais eficácia, intensificar as formas de estudo, a inclusão digital com software livre na formação de conteúdos, para capacitação.

A segunda palestra foi realizada pelo professor Klaibson Borges, do Senai, de Florianópolis (SC), que explanou sobre o libre office, programa de aplicativos para uso em escritórios, antes chamado de br office. Klaibson confessou que desde 2008 não usa mais o Windows. Ele, que é da cidade de São José (SC), formado em Administração de Empresas, trabalhando na cidade vizinha de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, desenvolve projetos com a Unisul, Universidade em que se formou, que apontam, em pesquisas, um número de 60 milhões de usuários de software livre no país, sendo 30 milhões de usuários de Linux.

À tarde, o Secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes, fez conferência na mesa redonda de título "Desafios e Caminhos da Inclusão Digital", na  qual expôs que "a Secretaria de Educação de Pernambuco dispôs para as escolas de todo o Estado, do litoral ao sertão, 170 mil tablets para alunos da Rede Estadual de Educação, que em suas casas não tinham ainda nenhum computador, o que, se formos levar em conta que a média de pessoas da famlía em cada casa desses alunos é de seis pessoas, teremos 600 mil pessoas em Pernambuco que estão sendo incluídas digitalmente".        

Histórico e objetivos do Encontro

O Encontro tem como público alvo, Gestores, Professores, Profissionais de Ensino, Estudantes do Ensino médio, Público em geral que usa ou pretende usar, difundir o Software Livre. A organização do evento é da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com apoios do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) Marista Recife e da Fuctura Tecnologia.

O Encontro de Software Livre da Fundaj é um evento promovido bianualmente pela Diretoria de Pesquisas Sociais através de sua Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia. Esse será o último evento vinculado às Atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fundaj - SNCT 2012.

Ao longo dos anos este evento tem contado sempre com o apoio do SERPRO e de outros parceiros. O Encontro de Software Livre da Fundaj tem o objetivo de estimular, difundir a idéia do uso de software livre em todas as instâncias, e discutir temáticas relevantes relacionadas.

Neste encontro foi discutido mais uma vez a temática de “Inclusão e Educação Digital dentro da ótica de Software Livre”. Durante o evento houve uma Mostra de Robótica Livre, um Ciclo de Palestras e uma Mesa Redonda.

O Ciclo de Palestras ocorreu no período da manhã e início da tarde, apresentando experiências e tendências de software livre de outras instituições: Serpro, LibreOffice.org, Fuctura, Cooptec, Ubuntu, CRC Marista e da própria Fundaj.

À tarde houve a Mesa Redonda com o título ”Desafios e Caminhos da Inclusão Digital”. Durante essa atividade Conferencistas / Debatedores mostraram alguns dos desafios e caminhos encontrados na Implantação de Centros de Inclusão Digital (CID’s) e Programas de Inclusão Digital (PID’s) a níveis de Governo Federal, Estadual e Municipal. Houve também a apresentação do Centro Marista Circuito Jovem Recife (CRC MARISTA), que é um caso de sucesso na busca da Inclusão Digital e Social, tendo em vista ter recebido o Prêmio ARede de 2011, que premiou dezesseis iniciativas da sociedade civil, de governos e de empresas que promovem a inclusão social. Em seguida foi discutida a temática de Inclusão Digital, focando na sustentabilidade dos CID’s e PID’s, apresentando alguns dos resultados de projeto de pesquisa, caminhos e desafios encontrados, e sugestão de padronização dos CID’s e PID’s para contribuir na sustentabilidade e melhor eficiência do uso dos mesmos 

Veja, abaixo, a programação completa do Encontro:

:: Programação

Dia 12/11/2012 – Manhã

8h00 às 8h30 - Inscrições no Local e Credenciamento
8h30 às 9h00 - Abertura do Evento

9h00 às 9h40 - Palestra
Título: “A Formação de Conteudistas para Educação a Distância: promovendo aprendizagem para Software Livre e Inclusão Digital.
Palestrante:  Sr. Márcio Benedito – UniSerpro – SERPRO

09h40 às 10h20 Palestra
Título: “Processo de Criação do LibreOffice”
Palestrante: Sr. Klaibson N. R. Borges – SENAI/SC - LIBREOFFICE.ORG

:: Coffee-break

10h30 às 11h10 - Palestra
Título: “Hospedando a Fundaj no Joomla!”
Palestrantes: Srs. Carlos Cordeiro e Esdras Rodrigues – FUNDAJ

11h10 às 11h50 - Palestra
Título: “O Software e a Robótica Livre na formação de Jovens”
Palestrante: Sr. Marcos Antonio Rufino do Egito – CRC MARISTA

Dia 12/11/2012 – Tarde

14h00 às 14h40 Palestra
Título: “8 Anos de UBUNTU”
Palestrante: Sr. Carlo Seixas - COOPSET, UBUNTU,FUCTURA

14h40 às 17h10 Mesa Redonda
Título: “Desafios e Caminhos da Inclusão Digital”
Coordenador da Mesa: Sr. Marcelo Ramos de O. Júnior – Coordenador do Comitê de Software Livre da Regional Recife - SERPRO

Conferencistas / Debatedores:
Prof. Dr. Anderson Stevens Leonidas Gomes
Secretário de Educação do Estado de Pernambuco , Professor Associado da UFPE
Sr. Domingos Sávio França
Diretor do Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife CRC MARISTA RECIFE
Sr. Severino Xavier de Morais Filho

Chefe da Divisão Suporte à Infraestrutura e Serviços
SERPRO REGIONAL RECIFE

Srª. Gilca Sobral
Gerente de Popularização e Divulgação de C&T
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico
Prefeitura do Recife, PCR

Sr. Marcos Lucena
Pesquisador Adjunto em C&T da
Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia da Fundaj

:: 17h10 às 17h30 - Coquetel de Encerramento

Durante todo o Evento:

Mostra de Robótica Livre do CRC MARISTA
Local Hall de Entrada da Sala Calouste Gulbenkian
(Atividade vinculada à SNCT 2012 – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.