Cineasta ucraniano Sergei Loznitsa realiza oficina de roteiro na Fundaj
O Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), promove, por intermédio da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Meca)/Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), uma oficina de roteiro com o cineasta ucraniano Sergei Loznitsa entre os dias 22 e 26 de outubro de 2012, em Recife.
Sergei Loznitsa é um dos realizadores mais respeitados do cenário internacional atual e tem feito uma transição notável entre o documentário e o cinema de ficção. Roteirista e diretor de cinema, graduado pelo Instituto Politécnico de Kiev em engenharia e matemática, entre 1987 e 1991 Sergei trabalhou em projetos de desenvolvimento de inteligência artificial. Em 1991, entrou para o Instituto Nacional de Cinematografia de Moscou e começou a produzir seus próprios filmes no célebre Estúdio de Documentários de São Petersburgo. Dirigiu 3 documentários em longa-metragem e 8 documentários em curta-metragem premiados em Oberhausen, Leipzig, Tel Aviv, Jerusalém, Madrid, São Petersburgo, Karlovy Vary, Vila do Conde e Cracóvia. Seus longas de ficção "Minha Alegria" ("My Joy", distribuído comercialmente no Brasil) e “In the Fog”, seu mais recente trabalho, foram selecionados para a competição do Festival de Cannes em 2010 e 2012, respectivamente.
O objetivo da oficina é contribuir para a formação de profissionais e estudantes de cinema, além de ampliar as redes de contato entre roteiristas nacionais e estrangeiros.
A oficina é gratuita e voltada, prioritariamente, para profissionais com experiência em roteiro e direção e estudantes de cinema com conhecimento prévio sobre redação de roteiros. A oficina é ministrada na língua russa, com tradução consecutiva e simultânea para o inglês e o português.
Redes Sociais