Fundaj apóia o VI Festlatino - Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas
RECIFE – 22 A 26 DE OUTUBRO DE 2012
Hotsite IV Festlatino
- Organizador -
Humberto França - Presidente do Movimento Festlatino
- Co-organizadora -
Dorilma Neves (UFRPE)
- Produção executiva -
Vânia Brayner e Regina Batista
- Realização -
CPM Ltda.
- Patrocínio -
Centro Cultural da Caixa
- Apoio -
Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco – FUNCULTURA
Fundação Joaquim Nabuco
Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Aliança Francesa do Recife
Gabinete Português de Leitura do Recife
UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau
Programação
Abertura
Local: Fundação Joaquim Nabuco
Av. 17 de Agosto, 2187 Casa Forte – Recife – PE
Auditório Calouste Gulbenkian
Segunda-feira: 22 de outubro
18h30min - Lançamento de livros
Instituto Internacional de Macau IIM
19h Cerimônia de Abertura
20h Coquetel e Confraternização
Apresentação Musical
A diversidade das línguas latinas é celebrada no Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas – VI Congresso do Movimento FestLatino, evento que reúne representações de diversos países que possuem idiomas originados do Latim, como as línguas portuguesa, espanhola, francesa e italiana.
Palestras, lançamentos de livros, recitais, exibição de documentários e apresentações culturais compõem a extensa programação que prossegue até a sexta-feira (26/10), na capital pernambucana.
O FestLatino conta com o apoio diplomático e consular de diversos países, cujos representantes estiveram presentes à solenidade de abertura, realizada na segunda-feira, 22, na sede da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O Ministério da Cultura foi representado pela secretária-executiva, Jeanine Pires, e pelo secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti.
“Trago uma saudação da ministra Marta Suplicy, nesse momento em que Recife sedia esse importante evento voltado para a valorização das línguas neolatinas. O governo brasileiro tem criado mecanismos internacionais de estímulo à cultura. Gostaria de levar à ministra sugestões para que o MinC possa contribuir com a valorização e resgate da nossa língua e nossa literatura, com propostas objetivas para que esse movimento ganhe força e apoio através de políticas públicas”, disse Jeanine Pires, que foi agraciada com o diploma de Apoiadora da Neolatinidade, concedido pelo historiador, escritor e organizador do FestLatino, Humberto França. Na ocasião, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, recebeu o diploma de Personalidade da Neolatinidade.
Segundo França, “Jeanine Pires chancela o apoio do Ministério da Cultura ao FestLatino, assim como Sérgio Mamberti. O Brasil tem o dever de se posicionar diante do diálogo neolatino, pois este congresso ressalta os valores do nosso patrimônio, fomentando o diálogo das culturas latinas. Afinal, o Atlântico Sul é um mar de latinidade”, acentuou o historiador.
A cerimônia de abertura foi prestigiada pelo presidente da Fundaj, Prof. Dr. Fernando Freire; a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria José de Sena; dirigentes e representantes do Instituto Camões, Instituto Cervantes, Instituto Macau, UFPE, Uninassau, Aliança Francesa, Governo do Estado de Pernambuco, Colégio Equipe, além dos consulados da Argentina, Senegal e Catalunha.
:: GALERIA DE FOTOS DA CERIMÔNIA DE ABERTURA, NA FUNDAJ



:: Veja Galeria de Fotos da abertura do evento, na Fundaj.
:: Saiba mais sobre o Festlatino
:: Por Humberto França, organizador do evento
O Brasil é um país que concentra a maior população de neolatinos no mundo, quase duzentos milhões de habitantes e necessita fortalecer e ampliar os seus laços culturais com países limítrofes da América do Sul, com outros da América Latina e, notadamente, com os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP e Europa latina, buscando principalmente uma maior aproximação com as nações africanas de Língua Portuguesa.
O Festlatino ultrapassa o conceito de festivais literários porque mantém uma continuidade e se tornou um movimento cultural internacional, cujo centro definidor é o estado de Pernambuco, envolvendo personalidades do mundo da cultura, artistas, diplomatas, autoridades governamentais, escritores, professores, estudantes e público em geral. A finalidade é promover e disseminar a essência comum das línguas românicas, especialmente o Espanhol, o Francês e o Português.
Trata-se de um diálogo intercultural, notadamente de línguas e literaturas, mas também de cinema, teatro, música e artes plásticas, com o intuito de aproximar os países da América Latina, África latina e lusófona e a Europa latina. Há a realização de discussões literárias, linguísticas e também a promoção de eventos culturais, para que se consolidem as expressões culturais dos países que têm em comum as línguas neolatinas.
Em cinco anos, o Festlatino atraiu a atenção de inúmeros escritores, professores, filólogos, artistas e personalidades do mundo da cultura do Brasil e de países de quatro continentes, que têm se deslocado para Pernambuco a fim de participar de sua edição anual. Com isso, a cultura pernambucana, o Estado de Pernambuco e o Brasil, passaram a ser objeto de atenção permanente das personalidades engajadas no Movimento, tendo como seu Presidente de Honra, o dr. Mário Soares, ex-chefe de Estado da República Portuguesa, que preside o Conselho Consultivo. A presidência executiva é do escritor Humberto França, fundador do Movimento Festlatino e chefe de projetos especiais do Museu do Homem do Nordeste.
Os países e regiões de língua neolatinas convidados a participar desse próximo encontro no Brasil são: Portugal, França, Itália, Romênia, Espanha (Catalunha e Galícia), Canadá (Québec), Argentina, Chile, México, Colômbia, Peru, Uruguai, Cuba, Paraguai, Venezuela, Timor Leste, China (Macau), Índia(Goa) e ainda Países Africanos de língua oficial portuguesa, como Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique.

Redes Sociais