Palestras de Tom McDonough, nos dias 2, 3 e 4 de outubro, às 18h30, na sala Aloísio Magalhães, na Fundaj Derby.
Em paralelo à mostra de Melanie Smith, que será inaugurada nesta segunda-feira, dia 1 de outubro, na Galeria Vicente do Rego Monteiro, da Fundaj/Derby (rua Henrique Dias, 609), será realizada, do dia 2 (terça-feira) até o dia 4 de outubro (quinta-feira), uma série de palestras para repensar a Internacional Situacionista (IS) – grupo de vanguarda político-estética ligado aos movimentos estudantis de Maio de 1968, em Paris. Os encontros serão ministrados pelo historiador Tom McDonough, professor da Universidade de Binghamton, em Nova Iorque. As palestras acontecem das 18h30 às 22 horas, na Sala Aloísio Magalhães, da Fundaj/Derby, e contam com tradução simultânea para o português.
O seminário tem como objetivo fornecer uma história abrangente do grupo, mas também trazer ao público uma nova perspectiva sobre ele. A história da IS tem sido frequentemente entendida como bifurcada em dois momentos incompatíveis: um período artístico inicial, e um período mais tardio,político, que durou até a sua dissolução, em 1972. Assim, o ciclo de palestras vai mapear a articulação gradual dessas percepções por meio das diversas áreas em que os situacionistas intervieram.
O minicurso é gratuito e os interessados devem fazer a inscrição pelo telefone 3073-6691, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Assim como a exposição, as palestras dão seguimento ao projeto Política da Arte, desenvolvido pela Coordenação de Artes Visuais da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco.
:: Fonte: Renato Contente – Caderno C – Jornal do Commercio – edição de 1º de outubro de 2012.
Redes Sociais