Abertura do I Congresso de Iniciação Científica da Fundaj - Pibic/CNPq
Foi aberto nesta terça-feira (25) o I Congresso de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco (Coic/Fundaj/Pibic-CNPq), em cerimônia que contou com as presenças de dirigentes e representantes da UFPE, UFRPE e BNDES. A coordenadora geral do Pibic/Fundaj, pesquisadora Lígia Albuquerque, comentou que o programa tem por objetivo estimular alunos de graduação no campo da pesquisa. "Esse congresso visa apresentar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos 24 alunos bolsistas da Fundaj, assim como de alguns bolsistas externos, alguns da Espanha, que habilitaram-se para participar de sessões de pôsteres sobre seus estudos", disse a pesquisadora.
"A Fundaj é uma instituição que reúne as condições de realizar eventos desse porte, por isso optamos por promover nosso I Congresso de Iniciação Científica, em vez de concentrar os trabalhos na Jornada de Iniciação Científica da UFPE, como vinha sendo feito nos anos anteriores", explicou Lígia.
O diretor de Pesquisas Sociais da Fundaj, Luiz Henrique Romani de Campos, elencou a qualidade da instituição em ser um ambiente onde se formam pesquisadores há muito tempo. Ele explicou que é da cultura da Fundaj a formação de jovens pesquisadores. "Nas jornadas de Inicação Científica, assim como neste I Congresso, temos o momento para que os alunos exponham os resultados de um ano de trabalho. Muitos migram para o mestrado e doutorado, incentivados por esse tipo de experiência", comentou.
O professor José Carlos Dubeaux, que na ocasião representou a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, comentou sobre o comprometimento que as iniciativas como o Pibic geram para a vida acadêmica. "O Pibic é um grande incubatório de cientistas no Brasil. Destaco a relevância e importância dos trabalhos em prol do desenvolvimento do Estado", completou.
Para o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Prof. Dr. Fernando José Freire, "a pós-graduação brasileira é o que é, hoje, graças à iniciação científica". O dirigente da Fundaj destacou a importância que iniciativas como essa têm para a instituição, e fez questão de expor o troféu do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, concedido recentemente à Fundaj pelas mãos do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Raupp. "Este prêmio também é de todos vocês, que participam das nossas Jornadas de Iniciação Científica. Aqui, mais do que nas universidades, o bolsista do Pibic/CNPq é acompanhado pelo próprio pesquisador da instituição", disse Freire.
A cerimônia de abertura do I Congresso de Iniciação Científica da Fundaj terminou com uma homenagem prestada ao economista e pesquisador Clóvis Cavalcanti, que já ocupou a então Superintendência de Pesquisas Sociais da Fundaj e hoje responde pela Coordenação Geral de Estudos Ambientais e da Amazônia. Clóvis recebeu, das mãos da coordenadora geral do evento, Lígia Albuquerque, o reconhecimento em nome de todos que fazem a Fundaj, por uma vida dedicada à pesquisa. O pesquisador Morvan Moreira proferiu um discurso com loas ao homenageado, destacando virtudes como "uma referência e liderança inconteste nas temáticas que estuda" e também "responsável por ter dado o ponto de partida na pesquisa ecológica, fortalecendo o Instituto de Pesquisas Sociais com temas emergentes e importantes".
Clóvis Cavalcanti deu uma aula de humildade ao auditório lotado, contando um pouco sobre sua trajetória acadêmica, de reconhecimento internacional. Ao final, agradeceu a homenagem com palavras simples e breves: "O importante é que a gente cumpra nosso dever. Sem afeto no que fazemos, nosso empenho é vazio".
:: Veja Fotos do Congresso de Iniciação Científica .
:: Saiba mais sobre o Pibic/Fundaj
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – Pibic/CNPq é um programa do CNPq voltado para o desenvolvimento científico e para a iniciação à pesquisa de alunos (as) de cursos de graduação de ensino. Na Fundação Joaquim Nabuco, o Pibic teve início em 2004 e os pesquisadores(as) da instituição têm assumido a orientação aos bolsistas.
O Pibic/Fundaj, assim como as demais instituições participantes do Programa de Iniciação Científica, realiza uma reunião anual, quando é avaliado por um Comitê Externo representando o CNPq. Nessa reunião, os bolsistas apresentam a produção científica de um ano no Programa sob a forma de comunicação oral e o desempenho dos mesmos é avaliado pelo Comitê Interno. A reunião de avaliação do Pibic/Fundaj tem acontecido desde o seu início e até o ano de 2011 com o título de Jornada de Iniciação Científica – JOIC - , em parceria com o Congresso de Iniciação Científica da UFPE. A partir de 2012, a Fundaj decidiu realizar em suas dependências, o I Congresso de Iniciação Científica – COIC - juntamente com a VIII Jornada de Iniciação Científica – JOIC.
Redes Sociais