Dia de São Mateus será lembrado com evento profano-religioso no Engenho Massangana
A Capela de São Mateus, onde Joaquim Nabuco foi batizado, no Engenho Massangana, foi novamente o cenário para celebração do dia de São Mateus. Comemorado anualmente no Cabo de Santo Agostinho-PE, em 21 de setembro, o festejo é tradição da comunidade local e divide parte do período em atividades religiosas (procissão e missa) e profanas (festa).
Às 14h, saiu da Vila Massangana um cortejo acompanhado da imagem do santo padroeiro em direção ao Engenho Massangana. Chegando à capela, foi dado início à missa, que teve oferendas das representantes da Comunidade Quilombola Onze Negras.
Às 16h formou-se a parte profana, com espaço de alimentação, comercialização de artesanato pelo grupo Mulheres Empreendedoras do Cabo de Santo Agostinho e apresentações culturais, como a Orquestra Filarmônica XV de Novembro do Cabo e o Pastoril da Terceira Idade de Ipojuca.
Foi realizado um leilão de objetos doados pela comunidade e comerciantes – que teve, inclusive, uma novidade: a versão destinada a crianças, com direito a dinheirinho de brinquedo.
A Festa de São Mateus é um dos eventos que compõe a 6ª Primavera dos Museus (Ibram/MinC) no Engenho Massangana, que vai até 29 de setembro. Para consultar a programação, visite a página do Engenho Massangana. A entrada é gratuita e o evento se encerra às 19h.
O Engenho fica na PE – 60, Km 10, Cabo de Santo Agostinho/PE
Outras informações: (81) 3527.4025/ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
:: Veja Aqui Fotos da Festa de São Mateus.
Redes Sociais