IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco - IV EPEPE - aconteceu na Faculdade de Filosofia de Caruaru (Fafica) e na Universidade Federal de Pernambuco (Campus Acadêmico do Agreste), no município de Caruaru (PE), nos dias 13 e 14 de setembro
:: por Marcus Andrey
Coordenador de Mídias da Fundaj
CARUARU - A abertura do IV Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco (Epepe), no auditório da Faculdade de Filosofia de Caruaru (Fafica), em cerimônia que reuniu reitores e representantes das principais instituições de ensino superior do Estado, confirmou a importância do encontro que é uma iniciativa da Fundação Joaquim Nabuco para proporcionar a troca de experiências entre pesquisadores de Educação e docentes.
De acordo com a coordenadora do Epepe e pesquisadora da Fundaj, Profª. Dra. Ana Abranches, o evento registrou 600 inscrições este ano, oriundas de 43 municípios de Pernambuco e também de 5 estados.
Além da troca de experiências e discussões focadas no aperfeiçoamento dos ensinos básico e médio, o Epepe promove minicursos e apresentação de trabalhos de pesquisa que exemplificam as ações que já vêm sendo implementadas, servindo de modelo para que a metodologia seja replicada para promover a universalização dos processos educacionais exitosos.
Questões envolvendo toda a cadeia produtiva da Educação são debatidas no Epepe, desde a gestão educacional até os conceitos aplicados em sala de aula. Os resultados práticos do encontro viram livro, editado pela Fundaj (Ed. Massangana) e lançado no Epepe seguinte (de dois em dois anos). A primeira publicação, "Múltiplos olhares da pesquisa e educação", fruto do III Epepe, foi lançada nesta quinta-feira (13), após a cerimônia de abertura.
O presidente da Fundaj, Profº. Dr. Fernando José Freire, saudou os colegas reitores e representantes da UFPE, UFRPE, IFPE, UPE, Unicap, Fafire e Fafica, presentes à abertura do IV Epepe, e reafirmou o compromisso da Fundação Joaquim Nabuco para atuar como instituição de fomento à Educação no Nordeste. "A Educação é um tema muito caro à Fundaj, pois eu também sou professor", disse Freire.
De acordo com a coordenadora geral do Epepe, Ana Abranches, o encontro é "uma árvore de muitos frutos", concebido através de um esforço conjunto que envolve 100 pessoas na organização.
O diretor da Divisão de Pesquisas Sociais da Fundaj (Dipes), economista e pesquisador Luiz Henrique Romani de Campos, explicou a importância do Epepe afirmando que "a pesquisa educacional possibilita que socializem-se os conhecimentos e produções de todos os pesquisadores em educação".
Carlos Sant'Anna, da Coordenação Geral de Estudos Educacionais (CGEE/Dipes/Fundaj), pronunciou breve discurso de homenagem aos professores e pesquisadores em Educação, Eliete Santiago e José Batista Neto, que foram os criadores do I Epepe, em 2003, na Fundaj. Ovacionados pela platéia que lotara o auditório da Fafica, os pesquisadores foram aplaudidos de pé.
A Profª. Dra. Eliete Santiago relembrou como surgiu a necessidade da criação do I Epepe: "A pergunta que fizemos foi “quem pesquisa e o que se pesquisa de Educação em Pernambuco?'".
O Prof. Dr. Jose Batista Neto comentou que "a educação é um processo humano que se faz coletivamente. Para nós é motivo de muita alegria o sucesso do Epepe. A pesquisa nos ajuda a compreender a realidade para melhor intervir. O Epepe representa a consolidação de uma idéia. A cada edição, cresceram as articulações. Hoje extrapola as fronteiras do Estado de Pernambuco. Desde 2008, passou a integrar o calendário fixo da CGEE com uma edição a cada 2 anos. É o espaço para o mestrando, doutorando, mestre, doutor e professor trocarem experiências", completou Batista Neto.
A conferencista convidada para abrir o IV Epepe, Petronila Beatriz Gonçalves e Silva (UFSC), tem se dedicado a estudos de praticas raciais e direitos humanos, e é a primeira mulher negra a ter assento no Conselho Federal de Educação. "Este encontro, mais do que um congresso, une as pessoas para compartilhar suas experiências, oferecendo oportunidades educacionais para professores que estão afastados das bancas", disse, para em seguida lançar algumas questões para reflexão: "Por que e para que se faz pesquisa em educação? Teses e dissertações são produtos secundários. Para fazer pesquisa devemos ter compromisso social e não somente consigo mesmo. Como as pessoas se educam fora da escola? Chega de fazer do ensino um processo de aculturação. Que informações estão presentes além da sala de aula? Temos que nos empenhar em pesquisa para que possamos criar condições de eqüidade para que cada um tenha o mesmo espaço para mostrar suas diferenças. Qual a minha responsabilidade acadêmica?", e citou como um bom exemplo, o compromisso social assumido por uma professora do interior catarinense: "Era questão de honra para uma professora de São Carlos que todos aprendessem".
"Precisamos de pesquisas que nos contextualizem na diáspora africana, pois o modelo europeu é insuficiente. Estamos educando para a liberdade e a igualdade, por isso as nossas perspectivas são de intercâmbio local e regional", finalizou a professora Petronila.
IV Epepe
O IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco - IV EPEPE -, realizado pela Coordenação Geral de Estudos Educacionais (CGEE), da Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundaj, nos dias 13 e 14 de setembro, na cidade de Caruaru (PE), tem como tema "Pesquisa e Educação na Contemporaneidade: Perspectivas Teórico-metodológicas". As inscrições para o evento começaram no dia 28 de maio de 2012. São parceiros: a UFPE (Centro Acadêmico do Agreste - CAA/UFPE e Centro de Educação Recife), UFRPE, UPE, IFPE, UNICAP, ANPAE, FAFICA, FAFIRE, Secretaria de Educação da Cidade do Recife, Secretaria de Educação de Caruaru e Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
A partir de uma vivência consolidada, o IV EPEPE busca ser um encontro itinerante, contribuindo com a discussão e a pesquisa em todo estado. Nesse sentido, concretiza a sua inserção nos espaços de pesquisa educacional em Pernambuco. Tem como meta promover a maior participação da comunidade acadêmica e científica e contribuir para divulgação e difusão das pesquisas em educação realizadas na graduação e pós-graduação.
Maiores informações: www.epepe.com.br
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