Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Laborarte promove Curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais
Início do conteúdo da página

Laborarte promove Curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2012, 14h35 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h15 | Acessos: 3344

A diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA), através do Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte (Laborarte), promove o CURSO CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DE BENS CULTURAIS – A INTERFACE ENTRE O EDIFÍCIO E O ACERVO, que será ministrado pela Arq. Dra. Claudia S. Rodrigues de Carvalho, da Fundação Casa de Rui Barbosa / Ministério da Cultura.

:: Programa

* A conservação preventiva do patrimônio cultural – conceito e campo de atuação (A abordagem preventiva e sua repercussão na preservação do patrimônio cultural nos séculos XIX e XX: atores, recomendações e políticas; Conservação preventiva de acervos: desenvolvimento do conceito e limites de atuação; Conservação preventiva de edificações: desenvolvimento do conceito e limites de atuação)

* Políticas e planos de conservação preventiva – elementos de estruturação (Políticas públicas de conservação preventiva; Planejamento Institucional: aspectos técnicos e gerenciais; Conteúdos, normas, legislação; Desenvolvimento científico e tecnológico)

* Planos de Conservação Preventiva para edifícios que abrigam coleções – fundamentação teórica e etapas metodológicas (Diagnóstico de conservação, mapeamento de danos, avaliação de riscosApresentação de experiências e resultados)

* Estratégias de Conservação Preventiva para edifícios históricos e sítios: questões técnico-operacionais (Monitoramento e Inspeção Manutenção Ordinária e Extraordinária; Gerenciamento Ambiental; Conservação programada de edifícios históricos; Apresentação de experiências e resultados)

* Processos de Documentação e Sistemas de Informação: Princípios e Normas aplicados a Conservação Preventiva (Estudos de Casos – Europa e Estados Unidos)

 

:: Saiba mais

A conservação preventiva é a gestão multidisciplinar para reduzir a perda de valor do patrimônio cultural, com o objetivo de servir ao público. O patrimônio cultural material tem sua existência ameaçada por inúmeras situações de risco, que vão de acidentes naturais a gestos individuais de vandalismo. A conservação preventiva é considerada a pedra angular de qualquer política de preservação, uma vez que ao mitigar os riscos que afetam a preservação do patrimônio, constitui-se num meio econômico e eficaz de preservar a integridade física dos bens culturais, porque minimiza a necessidade de intervenções de restauro. A conservação preventiva baseia-se no conhecimento dos processos de deterioração dos bens culturais e a sua eficácia depende da integração entre a atuação prática e a pesquisa acadêmica e científica. O curso tem como objetivo discutir as relações existentes entre os acervos móveis, os edifícios que os abrigam e os sítios onde esses se localizam, compreendidos como conjuntos sistêmicos cuja ação pontual pode comprometer sua preservação. Através de estudo de casos, abordará questões teórico-metodológicas e técnico-operacionais. 

:: Baixe a Ficha de Inscrição e envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 31-08-2012.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.