Meca promove "Café Memória"
A diretoria de Memória, Educação Cultura e Arte (Meca) da Fundação Joaquim Nabuco promove, de 20 a 23 de agosto, o "Café Memória", evento que tem como objetivo divulgar os acervos históricos da Instituição e promover debates e pesquisas contemporâneas sobre tecnologia, memória e acervos. O tema da primeira edição é "Sonoridades", e tem por objetivo agrupar ações educativas e culturais no campo da Memória Musical Brasileira, como visitas guiadas aos acervos, minicursos, exposição de vídeos e roda de debate.
O evento é gratuito e aberto ao público. Informações: (81) 3073-6549.
Inscrições para a Oficina de Preservação e Digitalização de Acervos Fonográficos será realizada no local.
Programação:
Café Memória Sonoridades
Segunda–feira (20/08) - Sala Aloísio Magalhães, na Fundaj Derby
17h30 ‐ Abertura
18h ‐ Conferência "Villa‐Lobos, a MPB e as relações com a França", de Anaïs Flechet ‐ Professora da Universidade de Versailles Saint‐Quentin‐en‐Yvelines, França.
19h ‐ Exposição do vídeo "Heitor Villa‐Lobos" da Coleção Educadores, produzido pela Massangana Mutimídia/Fundaj.
19h30 ‐ APRESENTAÇÃO MUSICAL do Pianista Deneil Laranjeira, com o espetáculo "Irresistível Miudinho" com releitura da obra do músico Alfredo Gama ( 1867‐1932).
Terça-feira (21/08) - Sala Calouste Gulbenkian, na Fundaj Casa Forte
14 às 16h - MINICURSO DE PRESERVAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DE ACERVOS FONOGRÁFICOS ‐ com a ProfªAna Pavani. PUC‐RJ. Coordenadora do Projeto Passado Musical da Biblioteca Nacional.
17h ‐ RODA DE DEBATE: "Acervos Musicais e a História da Música Brasileira na Era Digital', com Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) ‐ Historiador e Colecionador; e Beatriz Paes Leme ‐ Pesquisadora do Instituto Moreira Salles(RJ)
18h ‐ Exposição de colecionadores de Discos em Vinil.
Quarta-feira (22/08) - Cehibra (5º andar), na Fundaj Apipucos
Visitação de alunos de escolas públicas e privadas. Acervos portas abertas.
Redes Sociais