Pesquisador da Fundaj coordena simpósio em Viena
:: Com informações da UFPE
Nos dias 19 e 20 deste mês, no âmbito do 54º Congresso Internacional de Americanistas, que se realiza em Viena, na Áustria, o pesquisador da Fundaj - que é também professor da UFPE - Renato Athias, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UPFE (Departamento de Antropologia e Museologia), juntamente com o professor Juan Alvaro Echeverri, da Universidade Nacional Colômbia, coordena um simpósio sobre Biodiversidade, Conhecimentos Tradicionais e as Populações Indígenas.
O simpósio reúne um grupo de pesquisadores que atua com essa temática no Brasil, Venezuela, Colômbia, México e Peru. Segundo Renato Athias, os estudos antropológicos têm contribuído com uma análise sistemática da relação entre biodiversidade e bem-estar humano, na região amazônica. “Esses estudos são importantes para as políticas existentes e emergentes em matéria de proteção ambiental, bem como a mitigação das mudanças climáticas. E esse entendimento pode ser a chave para a proteção destes ecossistemas e à saúde e bem-estar das comunidades indígenas marginalizados”, destaca o professor.
Os estudos emergentes por biólogos e ecologistas têm documentado a medida das pressões na região amazônica e seus serviços dos ecossistemas, por forças exógenas, tais como desmatamento, extração de recursos naturais e alterações climáticas e impactos migratórios, sobretudo nas regiões fronteiriças dos estados nacionais.
Esse simpósio vem ampliar o debate já iniciado no 53º ICA, realizado no México, sobre as situações específicas das relações interétnicas nos espaços das terras indígenas na fronteira, buscando identificar conhecimentos tradicionais de grupos indígenas que possam contribuir mais diretamente sobre essas questões e as possíveis linhas de investigação que podem ter aplicação direta nas demandas específicas dos índios.
:: Mais informações
Professor Renato Athias
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais