Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Revista Coletiva dá continuidade aos debates da Rio +20 com número especial sobre florestas
Início do conteúdo da página

Revista Coletiva dá continuidade aos debates da Rio +20 com número especial sobre florestas

Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2012, 17h33 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h16 | Acessos: 2561

A Rio +20 terminou com um gosto que mistura decepção pelos resultados alcançados e apreensão com o futuro do planeta. Para que o diálogo em torno dos problemas ambientais não esmoreça, a Coletiva (www.coletiva.org) lança o número temático “Florestas”. A revista produzida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) traz novas perspectivas sobre o assunto com reportagens, artigos, entrevista e um especial fotográfico da Mata Atlântica na Região Nordeste.

 “O número passeia por questões inovadoras, tais como abordagens iconográficas, questões geopolíticas, antropologia dos povos das florestas e serviços ambientais”, afirma o professor de Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Felipe Melo, que também é o editor temático responsável pela publicação.

 O objetivo da revista é difundir o tema cientificamente, mostrando, sob a visão de historiadores, antropólogos e biólogos, que as florestas não são apenas um patrimônio natural, mas também fonte de identidade, desenvolvimento, subsistência e lazer. No Brasil, as florestas ocupam cerca de 60% do território e possuem importância social, econômica, cultural e política inquestionáveis.

 Um dos destaques da Coletiva é a entrevista com o Coordenador da Área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Marcello Tabareli, que opina sobre a política ambiental e científica, as estratégias de conservação dos biomas e os investimentos em ciência e tecnologia. Pesquisadores como Pedro Brancalion, Sergius Gandolfi e Severino Pinto trazem, nas reportagens, esclarecimentos relacionados ao Código Florestal, à restauração das matas e às unidades de conservação da natureza.

 A relação entre as florestas e a educação, o bem-estar humano e a cultura, são contemplados em artigos escritos pelos biólogos Nurit Bensusan e Felipe Melo, pelo historiador Daniel Viera e pelo antropólogo e editor da Coletiva Pedro Silveira. A partir dessas discussões, o sétimo número da Revista Coletiva pretende levantar importantes questões para a conservação da biodiversidade no Brasil.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.