Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj organiza V Escola de Verão Sul-Sul
Início do conteúdo da página

Fundaj organiza V Escola de Verão Sul-Sul

Publicado: Segunda, 14 de Mai de 2012, 09h53 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h16 | Acessos: 1914

A Fundação Joaquim Nabuco está organizando a V Escola de Verão Sul-Sul, de 21 de maio e 1 de junho de 2012. A capacitação é uma ação conjunta da Fundaj com a Associação de Estudos Políticos e Internacionais da Ásia (APISA), o Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO) e o Conselho para o Desenvolvimento de Pesquisas Sociais da África (CODESRIA).

Na abertura da capacitação, na sala Calouste Gulbenkian, da Fundaj/Casa Forte, na tarde do dia 21/05, houve uma mesa-redonda, com a participação de palestras do presidente da Fundaj, Fernando Freire, do presidente da Apisa, Julio Teehankee, do secretário executivo da Codesria, Ebrima Sall, e do secretário executivo do Clacso, Emir Sader. 

O presidente Fernando Freire falou que, desde quando tomou posse na presidência da Fundaj, ele pleitou que houvesse uma cooperação internacional, através de um órgão/departamento da Fundaj, mas que essa cooperação teria que ter uma diretriz, uma prioridade, que era uma cooperação sul sul, ou seja, entre os países do hemisfério sul do planeta, como está ocorrendo com o Curso de Verão. Então, ele falou que estava vendo a concretização do seu pleito naquela ocasião. Freire disse que o departamento de cooperação internacional da Fundaj está inserido no documento que foi construído, o Plano de Ação da Fundação Joaquim Nabuco (2011-2020), que ficou pronto no final do ano passado, e que foi entregue ao então ministro da Educação, Fernando Haddad, como balizamento de tudo que a instituição iria realizar dali por diante. Houve também, após a mesa-redonda, a conferência de inauguração do evento, feita por Emir Sader, sobre a Crise Econômica Mundial e de como ela não afetou seriamente os países do hemisfério sul.    

O evento congregará 30 pesquisadores dos 3 continentes, e professores convidados do Senegal, Filipinas, México e Brasil, abordando o tema "Repensando o desenvolvimento: alternativas globais e regionais para o desenvolvimento do Sul".

A Escola de Verão tem como objetivo capacitar jovens pesquisadores acerca dos desafios que enfrentam os países do Sul e de promover a expansão do pensamento comparado entre redes regionais. Ela se inscreve no marco do Programa de Colaboração Acadêmica entre África, América Latina e Ásia, orientado para promoção de atividades conjuntas em pesquisa, publicação e difusão.

Dada a relevância do evento e diante da rara oportunidade de trabalhar e integrar programas nessa rede internacional já consolidada,  haverá oportunidade de participação de interessados na temática a ser trabalhada, como ouvintes, nas sessões de conferências, com tradução simultânea, que serão realizadas no turno da manhã, na Fundaj Casa Forte, de 22 de maio a 1 de junho.

Para tanto, informamos que os interessados  deverão fazer suas inscrições com as pesquisadoras Alexandrina Sobreira e Cibele Rodrigues, pelos telefones 3073-6494 e 3073-6479, respectivamente.

:: Programação (em inglês)

:: Programação (em português)

:: Relação de pesquisadores estrangeiros e suas linhas de pesquisa

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.