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Apresentação do "Plano Articulado para Cultura e Educação", por Sueli Lima, da Casa de Arte de Educar, na Fundaj/Casa Forte

Publicado: Sexta, 11 de Mai de 2012, 12h01 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h16 | Acessos: 4102

A artista plástica e educadora Sueli Lima, fundadora e organizadora da Casa da Arte de Educar, uma ONG/Ponto de Cultura, do Rio de Janeiro (RJ), parceira do MinC, expôs na Sala Calouste Gulbenkian, da Fundaj/Casa Forte, no dia 10 de maio, das 14h30 às 17h30, o projeto “Plano Articulado para Cultura e Educação”, para a cidade do Recife (PE), buscando parceiros na Região Metropolitana do Recife, entre órgãos governamentais e da sociedade civil, para a execução do projeto no estado de Pernambuco.

O projeto, que está sendo desenvolvido também em outras quatro cidades/pólo, de capitais de estados representantes de regiões brasileiras, como Rio de Janeiro (RJ) – Sudeste -, Campo Grande (MS) – Centro Oeste -, Porto Velho (RO) – Norte – e Porto Alegre (RS) – Sul,visa unir Cultura e Educação, auxiliando, através de ações artístico/culturais, o programa Mais Educação, principalmente a educação em tempo integral nas escolas, com atividades que integrem a comunidade em torno das escolas (artistas, arte-educadores, pais, funcionários, além de professores e alunos).

No Recife, o Pesquisa-Ação - em que todos são pesquisadores (sejam dos saberes institucionais e/ou locais) -  irá se constituir num verdadeiro fórum, com representantes, proporcionais, das áreas culturais e educacionais, que, utilizando a metodologia da Pesquisa-Ação, elaborarão um livro e um vídeo, através do uso do método da Mandala dos Saberes, uma forma simples, dinâmica e mais organizada de resolução dos problemas complexos da vida e da educação em torno dos muros escolares. "A Mandala permite uma visualização de todos os envolvidos no território escolar, que fica inserido no centro da figura da Mandala, que é um instrumento democrático, que não hierarquiza os atores no processo escolar - ninguém, nem nenhum dispositivo e/ou saber, fica na cabeceira da imagem, como o ator principal na pesquisa -, sejam eles diretores, gestores, alunos, porteiros, cozinheiras, etc.", comentou a educadora e artista da Casa da Arte de Educar.   

Sueli Lima explicou que “o objetivo é colaborar para a superação da visão predominante que a educação é um fenômeno estritamente escolar, buscando compreendê-la como uma prática intersetorial”. Sueli deu a justificativa da escolha das cidades pólos de que a idéia é ouvir a sociedade, contribuindo para, através da resposta da sociedade, apresentar sugestões, com vistas a formulação de políticas públicas voltadas a melhoria da educação, com a diminuição (e possível erradicação) do analfabetismo e da defasagem escolar, que é alta ainda no país e é um desafio a ser superado.

Ela apresentou os seguintes números/dados, que são do MEC: "50% dos jovens entre 15 e 17 anos estão em defasagem idade/série, e em mesma situação, 4,2% dos estudantes matriculados, com 18 anos. Os de 24 anos também apresentam os mesmos problemas. E 8,3% desses jovens estão no ensino fundamental, quando deveriam estar no ensino médio". Com relação ao analfabetismo, narrou Sueli, "o Brasil tem 14,6 milhões de analfabetos e 3,9% dos não letrados estão entre crianças de 0 a 13 anos, o que significa que cerca de 671 mil de pessoas nessa faixa etária não sabem ler nem escrever".  

A exposição do Plano Articulado para Cultura e Educação foi uma ação em parceria do Ministério da Cultura/MinC, do MEC, da Fundaj e do Comitê Territorial de Educação Integral de Pernambuco, e contou, na mesa de abertura do evento (uma espécie de mobilização/sensibilização, através da exposição do projeto de Sueli Lima) , com a presença do pesquisador Maurício Antunes, representando a diretora de Memória, Cultura e Arte (MECA), da Fundaj, Silvana Meirelles; de Verena Santiago Ferreira de Castro, Coordenadora Geral de Educação do Ministério da Cultura e representante do MinC; Luciana Brito, representante dos projetos Mais Educação/Escola Aberta, do MEC, e do Comitê Territorial de Educação Integral de Pernambuco; de Marcos Bonachela, da Fundarpe, representante da Secretaria de Cultura de Pernambuco, e Roberto Azoubel, representante do chefe da representação no Nordeste do MinC, Fábio Lima.

A Casa de Arte de Educar, coordenada por Sueli Lima, atua nas áreas de Educação e Cultura, realizando atividades de Educação Integral de Jovens e Adultos (EJA), em comunidades cariocas como os morros da Mangueira e dos Macacos, além de desenvolver pesquisas voltadas para a elaboração de metodologias como a Mandala dos Saberes, atualmente disseminada em vários estados do Brasil, inclusive nas universidades, como lembrou a professora de Design da UFPE, Ana Emília, em sua intervenção, no evento. Ana Emília, que é integrante do Comitê Territorial de Educação Integral de Pernambuco, informou que já utilizou com seus alunos, em pesquisas, o método da Mandala. Durante a sua exposição, Sueli revelou que é neta de pernambucanos e resumiu o que realiza, essa socialização do conhecimento, na vivência/idéia do coletivo pesquisador (o Pesquisa-Ação),  numa frase do ex-padre e educador Reginaldo Veloso, presente ao evento, "trabalhamos por uma causa, é ela que nos reúne".

 

:: Como se inscrever:

Os interessados deverão preencher formulário próprio, disponível no site http://www.artedeeducar.org.br. Buscar, à direita, a janela "Um Plano Articulado para Cultura e Educação". Ao clicar nessa janela será encaminhado para o folder do projeto e respectiva ficha de inscrição. 

As inscrições serão confirmadas respeitando-se as condições: 50% para atores educacionais relacionados a escolas e universidades e 50% para atores sociais relacionados às práticas culturais e não escolares. 

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