Coleção Memórias Vol. 5, lançada pela Intercom, tem artigo sobre a Fundaj
O Assessor de Comunicação da Fundação Joaquim Nabuco, Marcelo Mário de Melo, representou a instituição na solenidade de lançamento do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, que completa 15 anos em 2012. O evento aconteceu em 23 de abril, no Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, inaugurando o calendário das comemorações dos 35 anos de fundação da Intercom.
O Prêmio - um reconhecimento à qualidade do trabalho acadêmico na área de comunicação - leva o nome do pioneiro da pesquisa científica sobre os fenômenos comunicacionais na universidade brasileira. Para celebrar o lançamento, a Intercom promove em 2012 um concurso de vídeos e lança um livro sobre a história do prêmio.
Marco da Comunicação no Brasil, Luiz Beltrão fundou o Instituto de Ciências da Informação (ICINFORM), primeiro centro acadêmico nacional de estudos midiáticos e a primeira revista de ciências da comunicação, "Comunicações & Problemas", em Pernambuco nos anos 60. O pesquisador foi também o primeiro Doutor em Comunicação do Brasil (Universidade de Brasília - UnB), em 1967.
Em 2010, a Fundação Joaquim Nabuco foi agraciada com o Prêmio Luiz Beltrão na categoria "Instituição Paradigmática". A partir dessa participação, Marcelo Mário de Melo e a pró-reitora da Universidade Católica de Pernambuco, Aline Grego, criaram artigo intitulado "Fundação Joaquim Nabuco, Guardiã da Memória da Produção Midiática".
Esse artigo compõe a recém-lançada Coleção Memórias Vol. 5 - Paradigmas Brasileiros em Ciências da Comunicação, organizada por José Marques de Melo, Rosa Maria Dalla Costa e Jovina Fonseca. A publicação foi apresentada na solenidade lançamento do Prêmio Luiz Beltrão 2012.
Imagens do livro e da solenidade (por Karen Horn/Usina de Notícias):
O Professor Carlos Chaparro, ao lado de José Marques de Melo (de vermelho), organizador da Coleção Memórias Vol. 5
Marcelo Màrio de Melo e Sérgio Gomes, da empresa Oboré (Projetos Especiais em Comunicação)
Redes Sociais