Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj exibirá vídeos vencedores do Concurso Rucker Vieira na segunda, dia 09
Início do conteúdo da página

Fundaj exibirá vídeos vencedores do Concurso Rucker Vieira na segunda, dia 09

Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2012, 09h38 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h16 | Acessos: 1761

A Massangana Multimídia, produtora de audiovisual da Fundação Joaquim Nabuco vai lançar, na segunda-feira (09/04), ás 19h, os vídeos produzidos a partir dos roteiros vencedores da 7ª edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira. Os documentários "Alexina - Memórias de um Exílio", de Cláudio Bezerra e Stella Maris Saldanha (PE); e "Desterro", de Cláudio Marques e Marília Haghes(BA) serão apresentados em pré-estréia no Cinema da Fundação, na Fundaj Derby.

"Alexina – Memórias de um Exílio"   retrata um passeio pelas memórias afetivas do exílio cubano de Alexina Crespo, uma das principais lideranças das Ligas Camponesas, na década de 1960. 

"Desterro" resgata as memórias de Dona Pequenita e Tereza Batalha sobre uma das maiores intervenções do Estado brasileiro, a construção da Barragem de Sobradinho(BA). Nos anos 70, a barragem de Sobradinho foi construída para resolver a questão energética do Nordeste e de boa parte do país. Quatro cidades foram submersas, com 70 mil pessoas deslocadas. Duas mulheres viveram intensamente essa história. Tereza Batalha, indignada com o tratamento dado aos sertanejos, passou a registrar numa câmara super oito o cotidiano das cidades que em breve desapareceria; e Dona Pequenita, que foi a única moradora a não deixar a Região. As memórias dessas duas mulheres são o tema desse documentário.

A 7ª edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira, da qual sagraram-se vencedores "Alexina - Memórias de um Exílio" e "Desterro", registrou 85 projetos inscritos, de todas as Regiões do Brasil. 

Serviço:

Pré-lançamento dos documentários "Alexina - Memórias de um Exílio" e "Desterro"
segunda-feira, 09 de abril de 2012, às 19h
Cinema da Fundação - Fundaj Derby
Mais informações: (81) 3073-6694. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.