Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Coleção Francisco Rodrigues recebeu 21,3 mil visitantes no Museu Nacional, segundo imprensa especializada
Início do conteúdo da página

Coleção Francisco Rodrigues recebeu 21,3 mil visitantes no Museu Nacional, segundo imprensa especializada

Publicado: Segunda, 02 de Abril de 2012, 15h50 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h16 | Acessos: 2806

A Exposição da Coleção Francisco Rodrigues, que ficou em cartaz no ano passado, no Museu Nacional de Belas Artes (RJ), recebeu reconhecimento internacional na última edição do jornal The Art Newspaper, datada de abril de 2012. Segundo a publicação, 21.313 pessoas visitaram a exposição nos meses de junho e julho do ano passado. 

A Coleção Francisco Rodrigues integrou a mostra FotoRio 2011, de 16 de junho a 17 de julho, tendo como curadores a professora Ana Maria Mauad, da Universidade Federal Fluminense (UFF); a historiadora Rita de Cássia Araújo, da Fundaj; e o fotógrafo e antropólogo Milton Gurán. Pertencente ao acervo da Fundaj, a coleção abrange fotografias do período de 1840 a 1920, e foi destaque como uma das exposições mais visitadas de 2011 segundo o The Art Newspaper – um jornal mensal editado em Londres, dirigido a profissionais de arte, e considerado uma fonte inestimável de informação sobre arte no mundo, segundo o diretor do Metropolitan Museu de Nova York, Philippe de Montebello.

De acordo com a historiadora Rita de Cássia Araújo, coordenadora do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco de Andrade (Cehibra), a exposição que ficou em cartaz no Museu Nacional é composta sobretudo por retratos, e foi dividida em dois módulos. “O primeiro, sobre técnicas e processos fotográficos da época; e o segundo enfocando as relações inter-étnicas e sociais, sociabilidades (vida ao ar livre, encontros, piqueniques), questões de gênero, grupos de família, moda e comportamento dessa sociedade que Gilberto Freyre chamou de patriarcal, retratando uma aristocracia do açúcar com sinais de decadência, ao mesmo tempo em que mostra a ascensão da burguesia (comerciantes)”, explicou Rita de Cássia. 

Além da exposição que integrou a mostra FotoRio 2011, a Fundaj viabilizou, paralelamente, a oficina Fotografia e História – Considerações Sobre a Coleção Francisco Rodrigues: de 1840 a 1920. A oficina abordou a história da fotografia, a fotografia como documento e a preservação das fotos. “Contamos com a participação de Teresa Mota, responsável pelas informações e tratamento técnico das coleções fotográficas do Cehibra, que fez a visita comentada da exposição, durante a oficina. Foi a nossa preocupação em fazer uma ação educativa, na área de produção do conhecimento”, disse Rita.

LIVRO - Em agosto, Rita de Cássia vai submeter à aprovação do Conselho Editorial da Editora Massangana o projeto do livro da Coleção Francisco Rodrigues. Caso seja aprovado, prevê uma edição bilíngüe que reunirá oito textos de especialistas e 500 fotos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.