Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj e Instituto Cervantes costuram parcerias para difusão da cultura hispânica
Início do conteúdo da página

Fundaj e Instituto Cervantes costuram parcerias para difusão da cultura hispânica

Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2012, 15h35 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h16 | Acessos: 1827

O Instituto Cervantes, ligado ao Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha para difundir a cultura daquele país, planeja expandir sua atuação na Região Nordeste. O cônsul para Assuntos de Educação e diretor do Cervantes no Recife, Rufino Sánchez, esteve na Fundaj para propor parcerias que viabilizem projetos relacionados com a cultura hispânica e regional.

O instituto tem muitos contatos e um orçamento específico para exposições de pinturas, fotografias, esculturas, mostras de cinema, palestras, cursos e uma infinidade de atividades relacionadas à divulgação da cultura em sua forma mais ampla, porém faltam espaços físicos para executar tais atividades, o que justifica a necessidade de estabelecer parcerias com instituições como a Fundaj.

O pedido de visita ao presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Prof. Dr. Fernando Freire, partiu do Instituto Cervantes. Rufino foi gestor cultural do Instituto Cervantes em Madri até ano passado, quando recebeu a proposta de assumir a direção do órgão no Recife.  

A visita foi mediada pela presidente do Conselho de Cultura do Instituto Cervantes, Gislaine Andrade, e contou com a participação da bibliotecária do órgão, Ana Paula Almeida, e da diretora de Cultura e Memória da Fundaj, Silvana Meireles.

Sánchez apresentou proposta para que a Fundaj sedie a exposição "Cinema espanhol, uma crônica visual", que já esteve em Paris (França), Pequim (China), Roma (Itália) e Brasília. O projeto engloba um conjunto de 80 fotografias, 20 cartazes e um vídeo de 40 minutos. A idéia é utilizar a estrutura da Fundaj para associar à exposição um ciclo de cinema com filmes da época (legendados em português) para levar o público a um passeio histórico pelo cinema espanhol de 1896 a 2007.  

A diretora de Cultura e Memória da Fundaj, Silvana Meireles, comentou a possibilidade de agregar atividades educativas à mostra. A data da exposição ainda não foi definida, mas provavelmente deve acontecer no segundo trimestre de 2012. Uma nova visita foi agendada para o início de março, quando uma comitiva do Instituto Cervantes conhecerá os campi da Fundaj Apipucos e Engenho Massangana, para planejar projetos que se adequem a esses locais.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.