Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Livro aborda relação entre cinema brasileiro e espectadores
Início do conteúdo da página

Livro aborda relação entre cinema brasileiro e espectadores

Publicado: Segunda, 27 de Fevereiro de 2012, 09h33 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h16 | Acessos: 1920

O livro “Cinema Brasileiro e Espectadores”, do jornalista e pesquisador da Fundaj Augusto Amorim, da Coordenação Geral de Estudos Sociais e Culturais (CGES)/Diretoria de Pesquisas Sociais (DIPES),  é resultado da atualização de sua tese de doutorado em Sociologia, defendida na UFPE em fevereiro de 2010.  A publicação acaba de ser lançada e está disponível para consulta nas bibliotecas Setorial Nilo Pereira (Fundaj Derby) e Central Blanche Knopf (Fundaj Apipucos).

No livro, o autor aborda a relação entre o cinema nacional e os espectadores, com estudos de casos centrados nos filmes Central do Brasil (1998), Lavoura Arcaica (2001), Cidade de Deus (2002) e Tropa de Elite (2007). Esse processo espectatorial é analisado sob a ótica sistêmica e estrutural do campo da indústria cultural, ao qual o subcampo do cinema está vinculado.

Para embasar teoricamente e compreender o sistema de produção, distribuição, exibição e consumo do filme brasileiro, Amorim recorre às noções teóricas do sociólogo francês Pierre Bourdieu, sobretudo os conceitos de campo, habitus e capital cultural. No capítulo IV, “A espectatorialidade”, o autor dedica oito páginas à dinâmica espectatorial do Cinema da Fundação, que já havia sido objeto de pesquisa coordenada por ele em 2005-2006 e que gerou artigos apresentados em congressos e publicados em periódicos.

Além dos dados primários oriundos da pesquisa de campo desenvolvida (aplicação de 300 questionários e entrevistas em profundidade com espectadores, além do trabalho de observação), o livro dispõe ainda de informações de dados secundários advindos de diversas fontes (Agência Nacional do Cinema, DataFolha, Filme B, entre outros).

As bibliotecas Blanche Knopf, em Apipucos, e Setorial Nilo Pereira, no Derby, já dispõem de exemplares do livro.


 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.