Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj anuncia vencedores do 8º Concurso de Roteiros Rucker Vieira
Início do conteúdo da página

Fundaj anuncia vencedores do 8º Concurso de Roteiros Rucker Vieira

Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2011, 10h10 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h16 | Acessos: 2482

No dia 25 de outubro foram selecionados os dois roteiros vencedores da 8 ª edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira - promovido pela Fundação Joaquim Nabuco, através de sua produtora de audiovisual Massangana Multimidia Produções:

Uma Passagem para Mário, de Eric Laurence Araújo Loiola - segundo o autor  "é um documentário sobre a luta de 4 anos que o amigo  Mário Duques enfrentava contra o câncer, tendo como fio condutor a viagem que ele abandonaria tudo para viver seus últimos dias no  deserto de Atacama". Seu sonho foi interrompido 15 dias antes da viagem e o roteirista decide então reativar a viagem levando-o simbolicamente ao Atacama e resgatando  seus vídeos autobiográficos.

Noitários de Garçom - A Saga de Frei Miguelinho, de Ney Brito Dantas - se propõe a explorar as origens, lugares, pessoas, costumes, modos de vida e valores de cerca de 400 profissionais de restaurantes, todos oriundos da cidade de Frei Miguelinho, em Pernambuco.

A comissão de seleção do 8º Concurso Rucker Vieira foi composta por Berenice Mendes - gerente de projetos institucionais da TV Brasil; Adriana Fresquet - pesquisadora, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ e coordenadora do projeto de pesquisa e Extensão Cinema para Aprender e Desaprender - CINEAD;  Paulo Mauricio Caldas e Torquato Joel , - diretores  e roteiristas de cinema, de Pernambuco e Paraíba, respectivamente; e Cynthia Falcão , documentarista e coordenadora do CANNE , que presidiu os trabalhos.

Cada um dos roteiros vencedores receberá  R$ 80 mil (oitenta mil reais) para a realização do documentário. Foram inscritos nessa edição 55 projetos de vários estados do Brasil.

:: Saiba mais sobre o processo de seleção

Na 8ª Edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira, foram inscritos 55 projetos, procedentes de 13 estados e Distrito Federal, distribuídos de acordo com o quadro abaixo:

Quadro 1


Em percentuais por região, os projetos estão destribuídos conforme o gráfico:

Gráfico 01


Quadro 2


:: Histórico do Concurso de Roteiros Rucker Vieira

Iniciativa integrante do Programa Engenho das Artes, com desdobramento na ação Promoção e Intercâmbio de Eventos Educacionais e Culturais, o Concurso é destinado a selecionar e premiar dois projetos de documentário, visando gerar audiovisuais destinados à utilização como ferramenta em processos educacionais alinhados às diretrizes do Ministério da Educação e com vistas a estimular a produção independente de audiovisual do Brasil. 

O Concurso de Roteiros Rucker Vieira é uma ação da Diretoria de Cultura, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), realizada através da Massangana Multimídia Produções (MMP). Foi criado em 2003, com uma média geral de 36 projetos inscritos por edição, incluindo os números da atual (8ª Edição – 55 inscrições), procedentes de todas as regiões brasileiras. Além da premiação em dinheiro (atualmente, 80 mil reais para cada um dos contemplados), é garantida aos vencedores a exibição dos documentários na grade de programação da TV Brasil, parceira da Fundaj, nesta etapa do Concurso, desde sua 5ª Edição.

O fomento à produção audiovisual, em especial àquela focada na linguagem documental, é uma ação cara à MMP, sobretudo por representar um esforço da Fundaj em tornar perene a oportunidade de exercitar criticamente a interação com a realidade, tão complexa e tão desafiadora ao mesmo tempo. O resultado são narrativas construídas, através de imagens em movimento, propondo reflexões e contribuindo, cada uma a seu modo, para a consolidação de um dos principais eixos de atuação da instituição: a aliança entre cultura e conhecimento.

Em 2010, a Fundação Joaquim Nabuco concluiu a autoração do DVD Concurso Rucker Vieira – Vol. 1, uma compilação dos nove trabalhos realizados de 2003 a 2009 (da 1ª à 5ª edição), contemplando várias temáticas (exclusão social, meio ambiente, cultura etc). Tal feito permite visualizar o rico panorama dos documentários produzidos, sinalizando, ainda, o êxito da ação e a importância de sua consecução no universo da política cultural brasileira orientada para o audiovisual.

Nesse sentido, vislumbra-se a tendência para a possível autoração do Volume 2 – que incluiria os seis produtos gerados na 6ª (concluídos e lançados), 7ª (em fase de conclusão) e 8ª (na etapa de escolha dos vencedores) edições do Concurso. 

:: Saiba mais sobre Rucker Vieira, o homem que deu nome ao prêmio.

Rucker Vieira (1931-2001) atuou como diretor de fotografia nas décadas de 1960 e 1970 e deixou a sua marca no cinema. Através de uma proposta inovadora que apresentava uma luz crua, dura, sem a utilização de refletores ou rebatedores, ele foi o principal responsável pelo modelo estético do Cinema Novo, cujo marco inicial foi o filme Aruanda (1960) de Linduarte Noronha, que inaugurou o cine-documentário brasileiro.

Seu trabalho rústico dotava o documentário de um realismo ímpar, em total sintonia com a aridez do tema e dos personagens registrados na tela. A fim de manter viva a memória do fotógrafo, além de incentivar novas gerações que, como Rucker Vieira, não tenham medo de ousar, a Massangana Multimídia Produções da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco promove anualmente o Concurso de Roteiros Rucker Vieira, destinado a realizadores audiovisuais de todo o Brasil. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.