Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa com lançamento de revista eletrônica
Início do conteúdo da página

Fundaj comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa com lançamento de revista eletrônica

Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2011, 11h09 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h16 | Acessos: 1837


O Brasil está se tornando um país de pessoas idosas. A redução da taxa de fecundidade e o aumento da expectativa de vida fizeram com que o número de idosos passasse de 1,7 milhão para 20,6 milhões entre 1940 e 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para discutir as questões que emergem desse fenômeno, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lançou a Revista Coletiva (www.coletiva.org), que trata do tema “Velhabilidade”. 

No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Internacional da Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991. Segundo a editora temática do atual número da Revista Coletiva, Isolda Belo, que é pesquisadora da Fundaj, o objetivo é celebrar essa data de forma crítica. Para ela, qualquer plano de desenvolvimento e melhoria de qualidade de vida está fadado ao fracasso se não levar em conta o envelhecimento da população. 

“É por isso que eu proponho o termo ‘velhabilidade’”, diz Isolda. Segundo a pesquisadora, velhabilidade” faz uma analogia com a proposta de construção de um planeta com sustentabilidade, no qual seja possível vincular o desenvolvimento sustentável com propostas de criação de espaços e estruturas capazes de envolver pessoas idosas, jovens e adultas. 

Um dos destaques da Coletiva é a entrevista com o médico Alexandre Kalache, que fala de sua experiência como diretor do Programa de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao ocupar esse cargo entre os anos de 2002 e 2007, Kalache foi um dos responsáveis pelo Projeto Mundial Cidade Amiga do Idoso. 

Além de reportagens e um ensaio fotográfico sobre o envelhecimento, a revista traz  artigos assinados por pesquisadoras de renome nessa área de estudos. Guita Grin Debert, Ana Amélia Camarano, Neusa Gusmão, Alda Motta e Maria Rosângela de Souza tratam das diferentes perspectivas da velhice, mostrando quais são as atuais tendências de envelhecimento da população brasileira e os problemas decorrentes desse processo nos planos social e político. 

A Coletiva, além de celebrar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemora seu primeiro ano de existência. Segundo um dos editores responsáveis pela revista, Alexandre Zarias, a Coletiva tem contribuído para a divulgação da produção científica, principalmente, das regiões Norte e Nordeste. “Hoje temos milhares de leitores de diversas regiões do país e centenas de seguidores nas redes sociais”, comemora. 

Para Zarias, o objetivo da Coletiva é oferecer um enfoque crítico a respeito das atividades científica e cultural, da produção e uso do conhecimento em diversas áreas do saber. Em seu conteúdo trimestral temático, a revista apresenta reportagens, entrevistas e artigos redigidos por especialistas. Também traz seções semanais de notícias, memória, vídeos e um canal direto para que pesquisadores e estudiosos divulguem seus trabalhos.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.