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Fundaj vai interiorizar ações para fortalecer a educação básica nos municípios

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2011, 10h01 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h16 | Acessos: 1652

A Fundação Joaquim Nabuco quer se aproximar das escolas das redes públicas municipais de todo o Estado, oferecendo toda a sua expertise e produtos para auxiliar no processo de capacitação de gestores e professores. Em reunião nesta quinta-feira, que teve a participação do secretário Estadual de Educação, Anderson Gomes, e de gestores em Educação de 40 municípios, o presidente da Fundaj, Fernando Freire, assumiu o compromisso de colocar à disposição de toda a rede de ensino público as ações de pesquisa, formação e acervo desenvolvidas pela instituição, assim como os produtos da Editora Massangana e da produtora Massangana Multimídia. 

A reunião foi articulada pelo Comitê Territorial de Políticas Públicas em Educação Integral de Pernambuco e teve a Fundaj como principal agente agregador. Atendendo ao convite da instituição, 40 municípios se fizeram presentes através de 30 secretários e 10 representantes da pasta de Educação. Outro importante agente nesse processo de interiorização das ações de fortalecimento da educação básica nos municípios é a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), também representada por seu vice-presidente Flávio Miranda. A entidade será responsável por escoar os produtos audiovisuais e editoriais da Fundaj para os municípios. 

Em breve será celebrado formalmente o acordo de cooperação técnica com a Undime para fortalecer os programas de educação em tempo integral no interior de Pernambuco, junto ao Comitê de Políticas Públicas em Educação Integral de Pernambuco, que trabalha na articulação e reforço aos Programas Mais Educação e  Escola Aberta, do Ministério da Educação. 

“A Undime e os municípios têm grande interesse numa ação como essa capitaneada pela Fundação Joaquim Nabuco porque precisaremos enfrentar grandes desafios. O interior concentra grande parte da população jovem do Estado e temos que quebrar o paradigma de que para aprender é preciso vir para a capital estudar. É extremamente importante a intenção da Fundaj de levar seus produtos aos professores do interior. O desafio é muito maior na zona rural”, comentou Flávio Miranda. 

Para o presidente da Fundaj, Fernando Freire, o maior desafio da educação no novo Brasil é implantar a Educação Integral, para que o gestor saiba o que fazer quando se amplia o horário nas escolas. “Nós temos o conteúdo e vamos repassar a vocês. Queremos capacitar gestores e professores, oferecendo 4 mestrados e várias especializações, além de pesquisas que serão feitas lá nos municípios para sugerir políticas públicas de melhoria na educação”, disse Freire. 

Há três meses a Fundaj assinou acordo de cooperação técnica com a Secretaria Estadual de Educação.”Entrei na Fundaj para aproximá-la das universidades, mas queríamos também chegar na base. Faltava uma aproximação com os municípios, mas hoje estamos dando o primeiro passo para isso”, comentou o presidente da Fundaj. 

Os secretários e representantes da pasta de Educação dos municípios foram unânimes em acolher a proposta de aproximação da Fundação Joaquim Nabuco, com ênfase especial na capacitação oferecida pelo órgão aos docentes. A secretária de Educação de Igarassu, Telma Rodrigues comentou que com todo o crescimento econômico do Estado de Pernambuco, agora é a vez da educação. “Acho que o futuro finalmente chegou para a gente”, comemorou. 

Do encontro, saíram  propostas e sugestões para capacitação de professores dos municípios pernambucanos que não contam com universidades, faculdades e IFPES, permitindo-lhes realizar cursos de mestrado, principalmente, através dos programas de Educação à Distância (EAD) e/ou por programas de pós-graduação da Capes, a partir de 2013. Isto porque,  em 2012 a Fundaj só poderá oferecer, como participante da Rede de Escola do Governo do MEC, cursos de especialização. 

O presidente Fernando Freire se mostrou disposto a oferecer os produtos educativo-culturais às secretarias municipais de educação, para que estas se encarreguem de distribuí-los com as escolas. São eles: os Kits Cine-educação; Itinerário Musical; e Morte e Vida Severina em Quadrinhos - com as escolas. Ele também se mostrou favorável a que as Secretarias Municipais de Educação possam trazer os estudantes para conhecer os espaços da Fundaj, como o Museu do Homem do Nordeste, o Cinema da Fundação e o Engenho Massangana, e que a Fundação possa levar até aos municípios mais distantes, do sertão do estado de Pernambuco, projetos como o Museu Virtual e outros produtos, como os cursos na área de cultura e memória. 

 

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