Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Coleção Francisco Rodrigues: Retrato da Sociedade Brasileira
Início do conteúdo da página

Coleção Francisco Rodrigues: Retrato da Sociedade Brasileira

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2011, 10h38 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h16 | Acessos: 6759

Inaugura-se no dia 16 de junho, no Museu Nacional de Belas Artes(RJ), no âmbito do FotoRio 2011, a exposição Um retrato da sociedade brasileira: Coleção Francisco Rodrigues de Fotografias 1840-1920, que se estende até o dia 17 de julho.

A exposição apresenta uma mostra do rico acervo composto por 17 mil fotografias, preservadas no Centro de Estudos e de Documentação da História Brasileira da Diretoria de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, órgão do MEC sediado no Recife.

Os curadores da exposição, Ana Maria Mauad, da Universidade Federal Fluminense, Rita de Cássia Araújo, da Fundação Joaquim Nabuco e Milton Guran, coordenador geral do FotoRio 2011, adotaram uma abordagem que valoriza  tanto a diversidade das relações sociais que compõem o retrato do Brasil de meados do XIX até as primeiras décadas do XX, quanto os diferentes suportes e técnicas fotográficas, que incluem desde as mais antigas - daguerreótipos, ambrótipos, ferrótipos e talbótipo, passando pelos consagrados carte-de-visite até as novidades do início do século XX, como a fotopintura,  a cianotipia e o cartão postal

:: Retratos do Brasil

Uma das mais importantes coleções de retratos do País, a Francisco Rodrigues é um precioso conjunto que revela a diversidade étnica e social do Brasil Império e das cinco primeiras décadas da República.

Nela estão retratados senhores de engenho, usineiros, representantes da burguesia e das camadas médias urbanas, além de raras fotos de escravos domésticos e de amas de leite.

Constitui-se, portanto, numa fonte inesgotável para a história social e cultural, pela variedade de comportamentos, costumes, usos, ofícios, mobiliários e modas que suas imagens apresentam.

:: Quem foi Francisco Rodrigues

Originária do antigo Museu do Açúcar, órgão cultural vinculado ao extinto Instituto do Álcool e do Açúcar, e incorporada em 1974 ao acervo da Fundação Joaquim Nabuco, a Coleção é fruto do trabalho do cirurgião dentista Francisco Rodrigues (1904-1977) que abraçou para si uma iniciativa do próprio pai, Augusto Rodrigues, que se dedicara a formar uma galeria de notáveis figuras do Oitocentos.

O fato impressionante é que Francisco Rodrigues ampliou imensamente o que foi iniciado pelo pai, revelando-se um colecionador de aguda visão sociológica e conferindo à Coleção o rosto histórico e social que ela hoje possui. Com ele e por sua sensibilidade, o conjunto passa a ser um símbolo da diversidade social brasileira.

:: Ambientes da Exposição

A exposição Um retrato da sociedade brasileira: Coleção Francisco Rodrigues de Fotografias 1840-1920, estrutura-se em diferentes ambientes, por meio dos quais se buscou apresentar a diversidade do acervo original.

O percurso se inicia pela apresentação de um “mosaico das diversas formas de sociabilidade”; em seguida, podem ser vistas imagens de notáveis com seus respectivos indicativos de riqueza e distinção social; há também ambientes dedicados à fotopintura, às fotografias de família e aos versos dos retratos, além de espaço para relíquias como daguerreótipos, ambrótipos e ferrótipos.

Dentre as curiosidades da exposição, destacam-se fotos de gente famosa, como Carlos Gomes, Nabuco e Castro Alves, e de crianças mortas retratadas como se vivas estivessem — os chamados “anjinhos” e da presença negra no cotidiano social.

:: Serviço

Local: Museu Nacional de Belas Artes(RJ)
Data de abertura: 16 de junho de 2011
Hora: 12h30
Período: 16 de junho a 17 de julho de 2011
Visitação:
Terça a sexta: das 10 às 18h
Sábados e domingos: das 12 às 17h

Texto produzido pela Diretoria de Documentação/Fundaj
Fotos do acervo da Coleção Francisco Rodrigues

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.