Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Abertas inscrições para ciclo de palestras Criação Transcultural: "Fazer Com"
Início do conteúdo da página

Abertas inscrições para ciclo de palestras Criação Transcultural: "Fazer Com"

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2011, 10h31 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h16 | Acessos: 1739

Estão abertas as inscrições para o ciclo de palestras Criação Transcultural: “Fazer Com” com o sociólogo Laymert Garcia dos Santos, a acontecer nos próximos dias 16, 17 e 20 de junho, na Fundação Joaquim Nabuco.

Os encontros ocorrerão sempre das 18h30 às 22h, na Sala Aloísio Magalhães, na Fundaj – Derby. Os interessados deverão enviar pedido de inscrição contendo nome, telefone e email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As inscrições serão recebidas até o limite de 80 vagas. Informações: 81 30736692/ 81 30736691. Público alvo: estudantes das áreas das Ciências Humanas, artistas, educadores, jornalistas e público em geral.

O ciclo discutirá processos de criação transcultural levando em conta que, desde o advento da “arte global”, não existe mais o mundo contemporâneo, mas “mundos contemporâneos”, como aponta o historiador da arte Hans Belting.

A questão que atravessará, de maneiras diversas, as sessões do curso é: Como conceber um trabalho artístico que encare produtiva e efetivamente essa diversidade e heterogeneidade de mundos, sem privilegiar um deles, mais precisamente o da cultura ocidental?

Para tentar responder a essa questão, o ciclo tomará como “caso” a concepção e elaboração da ópera multimídia Amazonas, que envolveu artistas, pensadores, técnicos e instituições da Alemanha, do Brasil e do povo indígena Yanomami, entre 2006 e 2010.

O objetivo do curso é mostrar que experimentações transculturais implicam em deixar de “fazer sobre”, para “fazer com”.

Laymert Garcia possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFRJ em 1969, especialização em Development pela Institut Internal – de Recherche et de Formation em vue du Dev-Harmonise (1972), mestrado em Sociologie des Societés Industrielles pela Ecole de Hautes Etudes em Scienses Sociales (1975), doutorado em Scienses de l”Information pela Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot (1980), pós-doutorado pela Universidade de Paris VII (1986), pós-doutorado pela Ecole de Hautes Etudes em Scienses Sociales (2005) e pós-doutorado pela St. Anthony`s College – Oxford University (1993).Atualmente é professor titular no Depto. de Sociologia da UNICAMP e Bolsa de Pesquisa Individual do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.É experiente na área da Sociologia e atua, sobretudo nos temas:  Educação, Planejamento e Tecnologia.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.