Jamesson Tavares - Um (E)terno folião
Jamesson Tavares é um carnavalesco, na prática e na teoria. Diretor de Cultura do Clube Carnavalesco Misto Lenhadores, localizado no bairro da Mustardinha (e que é um dos três clubes de frevo mais antigos do Recife - criado, ainda, no século XIX, em 1897), Jamesson é funcionário público e professor de geografia, tendo realizado uma especialização, na sua área de estudo, sobre a Geografia Cultural dos Clubes de Frevo, em 2002.
Com 62 anos de idade, sendo 47 anos de “militância” cultural, Jamesson já recebeu as seguintes honrarias e títulos: de honra ao mérito Fernandes Vieira, pelos relevantes serviços prestados à comunidade recifense no campo da cultura, prestado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco, o Sindsep, em 2017; honra ao mérito, concedido no Museu Militar do Forte do Brum, pel o Instituto de Cultura Técnica de Pernambuco (ICT); homenageado da troça dos servidores da Fundação Joaquim Nabuco, a “Turma da Jaqueira Segurando o Talo”, homenageado na troça carnavalesca mista “As Direitinhas”, e no Desfile de Porta Estandartes do bairro aonde ele mora, sendo as duas últimas homenagens, no bairro da Mustardinha, um bairro humilde da Zona Sul da cidade do Recife.
Na prática, o que esse agitador cultural faz são coisas simples, porém que exigem trabalho, esforço e dedicação. Ele mesmo explica: “Preparo ofícios para a Prefeitura, solicitando liberação de ruas e montagem de palco. Peço bandas e orquestras para carnaval e São João nos bairros. Solicito apoio de órgãos do estado, como a Fundarpe, enfim, tudo isso sem ônus para mim, faço para ajudar, para que todos possam ter acesso à cultura e ao lazer”.
Jamesson é também diretor de cultura do Clube Batutas de São José e é um dos fundadores do Baile Perfumado que o homenageia, no dia 21 de fevereiro de 2019, em evento pré-carnavalesco, dos 24 anos de edição do evento.
“Figurinha carimbada” em eventos artísticos e culturais do Recife, e a sua imagem, sempre simpática e alegre, carismática, e de um sorriso largo, aberto e “rasgado” já o transformou num personagem do bom folclore pernambucano. Na capital pernambucana, Jamesson Tavares é sinônimo de dança, festa e fantasia. Já participou de filmes do cinema nacional, como Aquarius, convidado pelo próprio diretor, Kleber Mendonça Filho, e de vídeos institucionais para divulgação do carnaval da Prefeitura da Cidade do Recife, veiculados na Rede Globo Nordeste de Televisão.
Redes Sociais