Domingo na Fundaj de carnaval
A segunda edição do Domingo na Fundaj trouxe para a criançada neste domingo (27) muito frevo, maracatu, filmes, contação de histórias, oficinas com cores, glitter e fantasias e máscaras para comemorar com antecedência a festa mais esperada do ano.
Nascido em fevereiro e apaixonado por carnaval, o pequeno Khalil Santos, 5 anos, foi de uma atração a outra cada vez mais enfeitado. Com o rosto pintado, ele preparou uma máscara para levar para casa e usar nas festas. "Vou colocar uma pena e usar depois", disse.
Heloísa Chapran, 8 anos, veio na primeira edição do Domingo na Fundaj e ficou ansiosa para que houvesse uma segunda. A fantasia que usou no evento foi de Frida Kahlo, mas ela escolheu fazer uma máscara de unicórnio por que gosta de animais místicos. Segundo a mãe, Lilia Chapran, elas sempre procuram eventos culturais e acharam a ação uma ótima alternativa. “Acho um projeto super divertido e criativo. Se tiver todo mês, a gente sempre vem com certeza.”
Além de enfeitar as máscaras, os pequenos confeccionaram suas próprias fantasias, aprenderam a fazer instrumentos musicais, participaram da experiência Parangolé, na sala de videoarte Cristina Tavares e, no cinema, assistiram a aventura da fada Sininho, com o filme infantil Tinker Bell - Fadas e Piratas caracterizados com adereços do filme. Na Sala de Leitura Nilo Pereira, o público participou de uma contação de histórias sobre o Carnaval e pôde conferir as fotografias da antropóloga norte-americana Katarina Real, a “gringa abrasileirada” que se especializou em fotografar cultura, folclore e carnaval.
Já no pátio, a diversão foi pintar com os pés na oficina de pegadas policromadas e jogar Twister. Os pais de Artur Maia, 3 anos e meio, já perceberam que o filho adora pintar. A oficina foi uma oportunidade do pequeno estimular a criatividade e aprender através do sensorial. “É a primeira vez que estamos vindo, mas já fizemos a divulgação. É tudo maravilhoso”, comentou o pai.
O Museu do Homem do Nordeste propôs uma experiência diferenciada de conhecer o MUHNE com os óculos de realidade virtual Museu 360º, que levou os olhos do público diretamente para a instituição sem sair do lugar. E na área externa, além da praça de alimentação, o Circo Brincantes ofereceu oficinas de malabares, tecidos, corda bamba e perna de pau, seguido de uma belíssima apresentação do bloco Turma da Jaqueira Segurando o Talo, composto pelos servidores da Fundaj.
Redes Sociais