Bonecos gigantes de Nelson Ferreira e Gilberto Freyre em exposição carnavalesca do Muhne
Os bonecos gigantes do sociólogo fundador da Fundaj, Gilberto Freyre, e do compositor Nelson Ferreira esperam sua visita na Galeria Vicente do Rego Monteiro, na Fundaj Derby, ainda esta semana. As personagens são parte da exposição carnavalesca do Museu do Homem do Nordeste “Aptidão para alegria: vem de berço”, que fica montada até sexta-feira (22).
A exposição está chegando ao fim por que os bonecos gigantes têm outro compromisso marcado: na manhã do sábado (23), vão desfilar no Bloco da Turma da Jaqueira Segurando o Talo, que sairá do campus Casa Forte da Fundaj.
Foi uma iniciativa do Museu do Homem do Nordeste colocar o bloco colorido na rua e mostrar quase cem peças que fazem parte do seu acervo, entre eles o caboclo de lança, a La Ursa, o maranhense Caboclo de Plumas e outros personagens do folclore carnavalesco da região.
A origem dos bonecos
Nelson Ferreira
Nelson Ferreira foi instrumentista, maestro e compositor importante para a o Recife. Ele foi diretor artístico da Rádio Clube de Pernambuco e em 1950 dirigia a [única gravadora de discos fora do sudeste, a Fábrica de Discos Rozemblit, instalada no Recife. Nelson também foi um grande contribuinte do frevo pernambucano e compôs clássicos que todos os anos são entoados pelas multidões como:
- Evocação Número 1
Felinto, pedro salgado, guilherme, fenelon
Cadê teus blocos famosos
Bloco das flores, andaluzas, pirilampos, apôs-fum
Dos carnavais saudosos
- Sabe lá o que é isso
Deixe o frevo rolar
Eu só quero saber se você vai brincar
Ah! meu bem sem você não há carnaval
Vamos cair no passo e a vida gozar

O boneco gigante de Nelson Ferreiro foi doado em 2002 à Troça Carnavalesca Turma da Jaqueira Segurando o Talo pelo compositor, músico e produtor cultural Luis Guimarães em comemoração ao centenário do nascimento do compositor.
Gilberto Freyre
Gilberto Freyre foi o escritor, sociólogo e antropólogo que fundou o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais em 1949, que hoje é a Fundação Joaquim Nabuco. Desde o princípio do Bloco da Turma da Jaqueira Segurando o Talo, ele foi um grande incentivador da festa e ao final do desfile recebia os foliões em sua casa, em Apipucos. Na ocasião, o bloco o presenteou com uma jaca.
O boneco do sociólogo foi confeccionado pelo artesão Sílvio Botelho. “Em 1988, um ano após o falecimento de Gilberto Freyre, a Turma da Jaqueira quis homenageá-lo com um boneco gigante”, conta o presidente do Bloco Turma da Jaqueira Segurando o Talo, Edson Bezerra.

Serviço:
Exposição “Aptidão para alegria: vem de berço”
Local: Fundaj, campus Derby (R. Henrique Dias, 609 - Derby)
Horário: Terça à sexta, das 8:30h às 17h
Entrada gratuita
Redes Sociais