Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj e FNDE assinam termo de cooperação
Início do conteúdo da página

Fundaj e FNDE assinam termo de cooperação

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 16h12 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2019, 16h12 | Acessos: 1281

Parceria entre as instituições estabelece o crescimento e o desenvolvimento da educação no Nordeste

Em sintonia com as determinações do Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, um termo de cooperação técnica pelo desenvolvimento regional da educação foi assinado entre a Fundação Joaquim Nabuco e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), - ambos do Ministério da Educação (MEC), no Campus sede da Fundaj em Casa Forte, na tarde desta terça-feira (26).

Os presidentes Alfredo Bertini, Fundaj, e Carlos Decotelli, FNDE, firmaram o acordo baseado em cinco princípios. A constituição do Núcleo de Design e Sustentabilidade para os projetos educacionais do FNDE no Nordeste, onde está situada a Fundaj; a estruturação do modo de operação do programa "FNDE em Ação - Mais Brasil" em atendimento permanente para a Região Nordeste, utilizando agendamentos presenciais e tecnológicos de Educação à Distância acessíveis para os gestores estratégicos das finanças públicas para a educação.

O documento também se baseia na adequação e integração das instalações da Fundaj para o diálogo permanente na forma de mutirões didático-pedagógicos entre os prefeitos e os técnicos responsáveis por prestações de contas, com foco para a efetividade no uso de dinheiro público para a educação; a operacionalização da ouvidoria FNDE com extensão às demandas da região Nordeste a partir de um suporte institucional da Fundaj e, por fim, a ampla utilização de recursos audiovisuais disponíveis pela instituição para a produção de conteúdos necessários ao projeto de certificação profissional dos gestores municipais em todo o Brasil.

Segundo Bertini, a Fundaj promoverá consultoria para o FNDE, colocando-se à disposição como escola de governo para ajudar no preparo e na qualificação dos municípios nordestinos.

Para o presidente do FNDE, o acordo permite que se tenha condição de realizar reuniões, coordenações, estudos, seminários, pesquisas e novas ajudas das instituições que vão agregar a parceria. Para Decotelli, selar uma união com a Fundação Joaquim Nabuco auxilia na orientação da aplicação dos recursos na região Nordeste.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.