Aula inaugura Curso de Especialização em Museus Identidades e Comunidades da EIPP
Especialização é a primeira desse tema no Brasil é a primeira pós-graduação de museologia em Pernambuco
Ocorre hoje (29) na Fundaj/Derby a inauguração do Curso de Especialização em Museus Identidades e Comunidades, promovido pela Escola de Inovação e Políticas Públicas. O evento contará com uma mesa de abertura, reunindo o presidente da Fundaj, Alfredo Bertini, o diretor da Diretoria de Formação Profissional e Inovação, Robson Silva, e o diretor da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte, Fernando Halinski.
Segundo o coordenador pedagógico e idealizador do curso, Henrique Cruz, as aulas foram pensadas para que os alunos sejam atores sociais e possam exercer a prática além dos museus tradicionais. “Eles podem esperar uma aula com exemplos e perspectivas de práticas museais, e mudanças de pensamento da museologia, desde os século XVIII e XIX.”
Seguindo o tema "As bases teóricas da Museologia," a primeira aula, ministrada pela professora Profa. Dra. Tereza Scheiner, promete mudanças no conceitos de museologia da turma. “A escolha de Tereza para abrir a disciplina e o curso se deu por ser uma professora com mais de 40 anos de contribuição e, intelectualmente, é uma das mais importantes pensadoras da museologia mundial”, explicou o coordenador.
O curso é a primeira pós-graduação em museologia de Pernambuco e possui um tom ligado a museus comunitários e ecomuseus. Os alunos serão preparados para dar protagonismo às próprias comunidades, não apenas a estudiosos e museólogos. “A gente só auxilia, eles fazem as atividades e decidem o que vai ser museado, o que vai virar histórico.” explica Henrique.
A pós-graduação tem uma duração de 13 meses, sendo 10 meses para a realização das disciplinas e 3 meses para elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.
Redes Sociais