Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Dipes disponibiliza novas pesquisas no site da Fundaj
Início do conteúdo da página

Dipes disponibiliza novas pesquisas no site da Fundaj

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 12h23 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2019, 12h23 | Acessos: 797

A partir deste mês, a Fundaj começa a disponibilizar no site da instituição pesquisas atuais, compactadas e mais modernas sobre diversas áreas e temáticas. O projeto vai utilizar o acervo de documentação da Diretoria de Pesquisa Social (Dipes) e visa divulgar o máximo de informações alcançando diferentes públicos de maneira dinâmica e acessível.

A ideia surgiu da necessidade de descentralizar a informação e fazer com que o público sinta interesse em acessar o conteúdo disponibilizado. "Estamos tendo muito cuidado com a preparação do material até ele ser divulgado na rede. Não temos interesse que a informação fique parada somente na mão do gestor público, mas que também inclua estudiosos, interessados e curiosos para que a base do conhecimento seja criada de maneira firme e sólida", explicou Luís Henrique Romani, pesquisador do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (CIEG) que vai monitorar o projeto.

Inicialmente, será disponibilizada uma pesquisa por mês no banco de dados da Fundaj, mas o número pode variar. "Temos relatórios sobre políticas públicas em educação, polos econômicos de Pernambuco e muitos outros. Vamos transformar os grandes textos e estudos dos pesquisadores em gráficos, imagens e outros recursos para que o público tenha um entendimento acessível sobre o assunto", acrescentou.

"Mulher Idosa em Pernambuco: Empoderamento e seus Entraves" da pesquisadora da casa aposentada, Isolda Belo, será o primeiro estudo disponibilizado no site. A temática é desenvolvida acerca do envelhecimento desde o final da década de 80. A iniciativa se deu em virtude dos desafios decorrentes do processo de transição demográfica, fenômeno internacional que vem sendo observado no Brasil nas últimas décadas. A mudança é correspondente à ampliação da população idosa no país em um curto período de tempo, necessitando de políticas e ações adequadas à nova configuração populacional.

De acordo com Luís Romani, há também uma preocupação em proteger os grupos tradicionais, como por exemplo, idosos, crianças e outros. "Vamos manter esse cuidado e produzir um material pré-tratado e muito bem filtrado para quem tiver interesse acessar onde e quando quiser", pontuou.

A previsão é que a segunda pesquisa, "Avaliação de resultados da gestão e práticas pedagógicas do programa mais educação no Brasil", seja lançada em maio.

Clique no link abaixo e conheça o arquivo: https://www.fundaj.gov.br/index.php/banco-de-dados-da-dipes

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.