Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Festival VerOuvindo divulga programação completa da quinta edição
Início do conteúdo da página

Festival VerOuvindo divulga programação completa da quinta edição

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 16h27 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 16h27 | Acessos: 1210

Festival de filmes acessíveis acontecerá de 23/4 a 28/4 na RMR com sessões gratuitas. Filmes de Marcelo Gomes serão exibidos pela primeira vez com acessibilidade. Jornada VerOuvindo, Sessão Alumiar-Índigo e mostra descentralizada são novidades da edição

O V VerOuvindo - Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife divulgou nesta quinta-feira (11) sua programação final, que acontecerá de 23 a 28 de abril nas cidades de Recife, Jaboatão e Vitória. Essa é a primeira vez que o festival tem sessões descentralizadas, incluindo público com deficiência de outras cidades da RMR. No Recife, sessões e atividades formativas acontecerão nas sedes da Fundação Joaquim Nabuco no Derby e em Casa Forte, além do show acessível no SinsPire, Recife Antigo.Toda a programação é gratuita e pode ser acessada pelo público com ou sem deficiência.

Entre as novidades da edição, estão a Jornada VerOuvindo, que reúne, pela primeira vez, as atividades formativas (oficinas, masterclasses e apresentações orais) em programação paralela e a Sessão Alumiar-Índigo, em parceria com a Fundaj, para crianças com necessidades específicas. Outro ponto alto é exibição de “Cinema, Aspirinas e Urubus” e “Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar”, primeiro e mais recente longas de Marcelo Gomes (PE) em versões acessíveis. Além disso, a programação conta com Mostra Competitiva de Audiodescrição, lançamento de “AutoFalo”, de Caio Dornelas (PE), exibição de longa de Paulo Nascimento (SP) e show acessível de Luiza Caspary (SP).

Para Liliana Tavares, as novidades da quinta edição atualizam o cenário da acessibilidade comunicacional no cinema e potencializa a inclusão do público com deficiência no estado. “O V VerOuvindo vem atento às novas demandas do público com deficiência, mas também à necessidade de formação dos profissionais da acessibilidade, como audiodescritores, intérpretes, tradutores e legendistas. Além das sessões, que são a base do festival, vamos discutir recursos de acessibilidade no cinema e em outras linguagens. Como nos outros anos, estamos fomentando ainda mais nossa relação com a produção do cinema de Pernambuco, tornando acessíveis desde curtas recém-lançados a clássicos da nossa cinematografia”, comenta Tavares. 

Sessões descentralizadas na RMR

Pela primeira vez, as sessões do VerOuvindo serão descentralizadas e ocorrerão além de Recife. O primeiro dia do festival ocorrerá com exibições de curtas pernambucanos na cidade de Jaboatão dos Guararapes, a partir das 9h30, no Teatro Silogeu Professor JoséAragão, e, às 14h30, na cidade de Vitória de Santo Antão, no Cine Teatro Samuel Campelo. Esse é um passo para a inclusão do público com deficiência da região metropolitana no cinema e visa também fomentar os espaços locais de exibição. 

Filmes de Marcelo Gomes pela 1ª vez com acessibilidade

Nesta edição, o VerOuvindo fará um passeio pela produção do diretor pernambucano Marcelo Gomes, com dois filmes sendo exibidos pela primeira vez com recursos de acessibilidade (audiodescrição, legendas para surdos e ensurdecidos e Libras). A Sessão Memória, no dia 26 de abril, às 19h, no Cinema da Fundaj/Derby, exibirá o primeiro longa do diretor, “Cinema, Aspirinas e Urubus”, com recursos produzidos pelo próprio festival, potencializando o acesso das pessoas com deficiência à sua primeira obra. Além disso, no dia 27 de abril, às 19h, no Cinema da Fundaj/Museu, o festival terá sessão acessível do mais novo filme de Gomes, o longa “Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar”. Ambas sessões são gratuitas e abertas para pessoas com ou sem deficiência.

Curtas pernambucanos premiados com recursos de acessibilidade

A quinta edição do festival apresentará ao público os três curtas-metragens premiados no último FestCine com o Prêmio VerOuvindo de Acessibilidade, que consiste na produção, pelo festival, de recursos de acessibilidade para os filmes. Os curtas “Coleção”, de André Pinto e Henrique Spencer, “Nova Iorque”, de Leo Tabosa, e “Cor de Pele”, de Lívia Perini, estarão na abertura do festival, sendo exibidos em Jaboatão e Vitória no dia 23, assim como no fechamento, no dia 28, a partir das 16h.

Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição

Neste ano, 21 filmes com audiodescrição de oito estados diferentes foram selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição, que ocorrerá em três programas ao longo do dia 24, a partir das 14h, no Cinema da Fundação/Derby. Os curtas concorrerão nas categorias Animação, Documentário e Ficção a prêmios de R$ 1.500,00, segundo votação do Júri Técnico. Além disso, os filmes serão julgados pelo Júri Popular, com votação do público durante a sessão, e pelo Júri da Federação Pernambucana de Cineclubes - Fepec, que vai oferecer o prêmio de Melhor Filme para Reflexão. O VerOuvindo é o primeiro e único festival no país a reconhecer e oferecer prêmios para os profissionais da audiodescrição.

Jornada VerOuvindo traz oficina, masterclasses e palestras

Pela primeira vez, o festival terá a Jornada VerOuvindo, que integrará atividades formativas desta edição, de 26 a 28 de abril nas sedes da Fundaj no Derby e em Casa Forte. Haverá oficina de Produção de Janela de Libras, nos dias 27 e 28, e as masterclasses Pensando o Cinema como Inclusão, com Jeorge Pereira (PE), e de LSE no Audiovisual, com Flávia Machado (SP) no dia 26, e de Consultoria em Audiodescrição, com Elizabet Dias de Sá, no dia 28, com inscrições gratuitas. Outra atividade importante da jornada são comunicações orais de pesquisas e relatos de experiências de profissionais da acessibilidade de todo o país, divididas em dois painéis. O Painel Acessibilidade Audiovisual reunirá relatos de experiência sobre a produção de AD, LSE e Libras no cinema, no dia 26, às 14h. No outro dia, 27, às 10h, é a vez do Painel Acessibilidade Além do Audiovisual, com falas sobre o uso de recursos acessíveis em demais linguagens artísticas.

Compõem ainda a Jornada as palestras da Riole, com apresentação da tecnologia ProAcess de dispositivo de acessibilidade comunicacional no cinema, no dia 27, e da RECAM - Reunión Especializada de de Autoridades Cinematográficas y Audiovisuales del Mercosur e do Ministério da Cidadania, que concedeu ao VerOuvindo o prêmio do I Concurso de Buenas Prácticas de la Sociedad Civil del MERCOSUR en Accesibilidad Audiovisual no Uruguai, no dia 28 de abril.

Sessão Alumiar-Índigo, com cinema mais acolhedor

Em parceria com o Projeto Alumiar de sessões acessíveis no Cinema da Fundação, o VerOuvindo realizará também pela primeira vez a Sessão Alumiar-Índigo, com exibição do filme “Garoto Cósmico”, de Alê Abreu, no dia 25, às 14h, no Cinema da Fundaj/Derby. A sessão é voltada para pessoas com deficiência sensorial, como as pessoas do espectro
autista, por exemplo. Ela acontece com sala de cinema um pouco iluminada, e volume do som reduzido, respeitando as diferenças . 

Lançamento de Caio Dornelas (PE) e longa de Paulo Nascimento (SP) Esta edição conta com o lançamento do curta de Caio Dornelas (PE), “Autofalo”, no dia 27, às 15h, no Cinema da Fundação/Museu. No dia 28, às 14h, por sua vez, haverá a exibição do mais recente longa de Paulo Nascimento (SP), Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos, também no Cinema da Fundaj/Museu.

Show Acessível de Luiza Caspary (SP) no SinsPire

A cantora Luiza Caspary, pioneira em realizar trabalho de Música com Acessibilidade, utilizando recursos como Audiodescrição, Libras e Legendas, estará no dia 27, às 20h, no SinsPire (Bairro do Recife), apresentando seu segundo álbum autoral, Mergulho. A obra vem sendo lançado em doses homeopáticas através de singles e com participações além de ser lançado simultaneamente nas plataformas digitais e em Video Libras no YouTube, potencializando o acesso da comunidade surda.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO V VEROUVINDO - FESTIVAL DE FILMES COM

ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL DO RECIFE

23/04 - Vitória e Jaboatão


9h30 - Sessão Curtas Pernambucanos

Teatro Silogeu Professor José Aragão (Vitória de Santo Antão)

14h30 - Sessão Curtas Pernambucanos

Cine Teatro Samuel Campelo (Jaboatão dos Guararapes)

24/04 - Cinema da Fundação/Derby

Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição

14h - Programa 1

16h15 - Programa 2

18h30 - Programa 3

25/04 - Cinema da Fundação/Derby

14h - Sessão Alumiar-Índigo: Garoto Cósmico, Alê Abreu

26/04 - Cinema da Fundação/Derby

9h - Masterclass: Pensando o cinema como inclusão com Jeorge Pereira (PE)

11h - Masterclass Legenda para surdos e ensurdecidos no audiovisual: por entre colchetes e notas musicais com Flávia Machado (SP)

14h - Painel Acessibilidade Audiovisual

19h - Sessão Memória: Cinema, Aspirinas e Urubus, Marcelo Gomes

27/04 Cinema da Fundação/Derby

9h - Oficina: Produção de Janela de Libras para cinema com Carlos Oliveira e Alessandro
Vasconcelos (PE)

10h - Painel Audiodescrição Além do Audiovisual

Cinema da Fundação/Museu

14h - Palestra Riole - Apresentação do ProAcess

15h - Autofalo, Caio Dornelas

16h - Estou me guardando para quando o carnaval chegar, Marcelo Gomes

SinsPire

20h - Show Acessível: Luiza Caspary (SP)

28/04 Cinema da Fundação/Derby

9h - Oficina: Produção de Janela de Libras para cinema com Carlos Oliveira e Alessandro
Vasconcelos (PE)

9h - Masterclass: Consultoria em Audiodescrição com Elizabet Dias de Sá (MG)

10h30 - Palestra Recam - Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cidadania Cinema da Fundação/Museu

14h - Teu mundo não cabe nos meus olhos, Paulo Nascimento

16h - Sessão Curtas Pernambucanos:
Coleção, André Pinto e Henrique Spencer
Nova Iorque, Leo Tabosa
Cor de Pele, Livia Perini

18h - Premiação


SERVIÇO
V VEROUVINDO - Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife
23 a 28 de abril de 2019
Recife, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão

Recife
Fundação Joaquim Nabuco/Derby - Rua Henrique Dias, 609, Derby
Fundação Joaquim Nabuco/Museu - Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte
SinsPire - Rua da Guia, 237, Bairro do Recife


Jaboatão dos Guararapes
Cine Teatro Samuel Campelo - Praça do Rosário, Centro


Vitória de Santo Antão
Teatro Silogeu Professor José Aragão - Praça Diogo de Braga, Matriz

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.