Fundaj faz parceria com BNB e Sudene
Reunidos na última quinta-feira na sede do BNB com o Presidente e alguns dirigentes, em Fortaleza, o presidente da Fundação Joaquin Nabuco, Alfredo Bertini, o dretor de Pesquisas Sociais, Carlos Osório, e o chefe de gabinete, Beto Lago, acordaram importantes pontos da retomada de uma parceria institucional entre esses órgãos federais.
Em sintonia com as prioridades do Governo do Presidente Bolsonaro com relação ao Desenvolvimento do Nordeste, mais precisamente em cima das questões dos recursos hídricos para o semiárido e a valorização da educação para o ensino básico, a Fundação Joaquim Nabuco e o Banco do Nordeste construíram uma pauta de ações em cima pesquisas, publicações e seminários técnicos. Segundo o Presidente Alfredo Bertini essa parceria "é a retomada de uma aliança perdida no tempo entre a nossa Diretoria de Pesquisas e o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste, setor do BNB (ETEENE), que atuará lado a lado com a SUDENE ".
Essa convergência institucional articulada consagra a ideia do chamado "triângulo do planejamento estratégico do Nordeste" e deverá reunir na segunda semana de maio, nas dependências da Fundação Joaquim Nabuco, os dirigentes e equipes dos três órgãos, na intenção de já atuarem numa primeira ação prioritária: o monitoramento e a geração de indicadores que contribuam para a efetividade dos recursos aplicados pelo FNDE em alguns municípios da região. Nesse sentido, "vale destacar que a Fundação Joaquim Nabuco e o FNDE, sob as bênçãos do MEC, já assinaram ecentemente um acordo operacional para esse fim", concluiu Alfredo Bertini.
Redes Sociais