Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Oficinas de azuleijaria e cerâmica movimentam Domingo dos Pequenos
Início do conteúdo da página

Oficinas de azuleijaria e cerâmica movimentam Domingo dos Pequenos

Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 12h14 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 12h14 | Acessos: 641

“Uma opção de lazer, mas com formação, com conhecimento histórico, em um espaço agradável, acolhedor”, afirmou Jacilene Silva, 37 anos, professora da rede pública. Neste domingo, ela passou a manhã com a sobrinha Maria Cecilia, 4, tendo uma aula de patrimônio dentro da programação dos Domingos dos Pequenos. Realizada pela coordenação do Educativo do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a ação, já em sua 33º edição, trouxe o universo da azulejaria, peça de cerâmica encontrada na cultura nordestina e presente em diversos monumentos históricos. O evento faz parte das comemorações dos 70 anos da Fundaj e dos 40 anos do Muhne.


A administradora de empresa Michele Maria da Silva, 47, mãe de Gabriel, 6, e Alysson,5, já conhecia o projeto. “Venho sempre com eles. Tanto aqui quanto no campus da Fundaj no Derby. Já fizeram oficina de cinema, amaram. Aprendem brincando”, comentou, acrescentando que, por morar no Janga, em Paulista, acorda cedo para não perder as inscrições para as oficinas.  Nesta edição, além da visita acompanhada por monitores ao Muhne, a criançada participou de um passeio pelo campus Casa Forte, onde há vários padrões de azulejos revestindo os casarões centenários. As oficinas foram realizadas na sala do Educativo e no Solar do Carrapicho. No Educativo, após conhecerem a história dos azulejos, os pequenos pintaram e recortaram desenhos sobre o tema.


“Tratar conjunto que faz parte do acervo do Muhne deixa claro o quanto a instituição vem se preocupando em se mostrar cada vez mais à sociedade. Tem um assunto presente na nossa cultura e em monumentos de todo o mundo. E uma das mais antigas formas de mostrar a arte decorativa”, destaca a coordenadora do Educativo do Muhne, Edna Silva.


No espaço Solar do Carapicho, foi realizada a oficina “Experimentação de azulejaria através da confecção de carimbos”, usando técnicas utilizadas com carimbo e pintura, foram, feitas confecções de desenhos relacionados à azulejaria. Também conheceram a exposição Assucar, sobre os 80 anos do livro escrito por Gilberto Freyre, criador da Fundaj.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.