O caminho dos alunos até a Villa Digital
Projeto "Caminhos à Villa" promove conhecimento do espaço que reúne rico acervo coordenado pelo Centro de Estudos da História Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade (Cehibra), no campus da Fundaj em Apipucos
Aproximar os estudantes e promover conhecimento por meio da pesquisa em acervo. Esse é a meta do projeto iniciado nesta quinta-feira pelo Centro de Estudos da História Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade (Cehibra), da Fundação Joaquim Nabuco. Neste primeiro encontro, os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Martins Júnior, do bairro da Torre, conheceram o conceito de educação patrimonial. Depois da parte teórica, tiveram uma visita guiada para entender o processo de fundamentação do material disponibilizado no acervo. Agora, terão a missão de transformar o conhecimento adquirido na elaboração de um produto final, podendo ser um documentário, curta, roda de leitura, pesquisa literária e entre outros.
Para a coordenadora do Cehibra, Betty Lacerda, a iniciativa é muito importante. "O estudante pode analisar e conhecer o acervo, onde o conteúdo rico em informações pode ajudar em pesquisas dentro e fora da sala de aula. A missão do acervo da Fundação Joaquim Nabuco é ajudar a criar consciência do patrimônio que é a cidade", disse. O processo de escolha das escolas é minucioso. O tema trabalhado em sala de aula e a idade dos alunos são pontos importantes para a seleção.
"Tivemos reuniões com secretários e professores, onde buscamos saber os temas que estão sendo trabalhados em sala e de que forma devemos acrescentar e elaborar atividades que somem no currículo dos estudantes", comentou o coordenador da Villa Digital, Waldomiro Borges. O assunto escolhido para os alunos do segundo ano médio da Escola Martins Júnior foi Educação Patrimonial. "É um tema atual, presente no cronograma escolar e que os alunos possuem carência e dificuldade. Eles já optaram pela produção de um documentário ao final das etapas", acrescentou.
Milena Amâncio, aluna do segundo ano do ensino médio, visitou a Villa Digital. "Eu já tinha ouvido falar, mas nunca tive a oportunidade de pesquisar e conhecer mais detalhadamente o local e o acervo disponível. Vou falar no documentário sobre o bairro onde moro. Estou bem ansiosa para começar os trabalhos. Adorei a Villa Digital e pretendo muito voltar para novas pesquisas", disse. A a professora de história e filosofia do ensino médio, Adriana Maria dos Santos, que acompanhou a visita dos alunos, agradeceu a oportunidade de utilizar o espaço. "É tão rico em educação e e cultura. É necessário que o aluno crie o hábito de estudar e buscar conhecimento em outros ambientes. Espaços como o da Fundaj agregam conhecimento cultural e educacional. É um espaço de troca que só gera muito conhecimento e aprendizado. Os alunos saíram da sala de aula para aprender de uma forma diferente", concluiu.
Serviço:
Rua Dois Irmãos, 92, Apipucos, Recife
Telefone: 81 3073-6599
Funcionamento: 8h às 17h
Redes Sociais