Museu do Homem do Nordeste promove 17º Semana Nacional do Museu
Domingo dos Pequenos e Museu na Feira fazem parte da grade de programação que vai de 14 a 19 de maio
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), realiza de 14 a 19 deste mês a 17º Semana Nacional do Museu. Serão oito atividades gratuitas que acontecerão no Muhne, no Engenho Massangana, que fica no Cabo de Santo Agostinho, e no Mercado da Encruzilhada.
Segundo Frederico Almeida, coordenador do Muhne, a semana vem como forma de divulgação dos espaços, atividades e do acervo. “Todos os anos participamos da Semana Nacional do Museu. E, assim, defendemos a política de levar o museu para as pessoas. Se não vêm ao museu, vamos até elas. Sempre pontuando a diversidade cultural em nossa programação”, destacou.
A primeira atividade da semana vai acontecer na próxima terça-feira (14), com mediação “Museus como Núcleos Culturais:o futuro das tradições”. A ação vai explorar todo espaço do Museu do Homem do Nordeste. Esta mediação será mantida todos os dias até o domingo (19), sempre a partir das 9 horas. Também na terça-feira, no mesmo local, outra mediação será realizada, apenas para grupo escolar agendado, “40 anos e 40 peças”. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer as peças que se encontram em exposição, visitar o acervo do Muhne e o Laborarte.
A tarde da próxima quarta-feira (15) vai contar com mais uma mediação com a temática “"A juventude indígena no século XXI", que tem como objetivo valorizar experiências dos indígenas, especificamente dos grupos fulni-ô e pankararu no contexto do século XXI. No dia seguinte, o Museu do Homem do Nordeste oferece mais uma mediação temática “A arquitetura popular com Elizângela das Palafitas”, onde serão realizados diálogos sobre suas obras que fazem parte do acervo.
Dentro da programação da Semana Nacional do Museu, a primeira edição do ano do Museu na Freira vai acontecer nos dias 16 e 17 de maio no Mercado da Encruzilhada. Serão expostas fotografias do acervo e peças da coleção. São elas: representação em miniatura de Prayá (Adereço indígena), Candeeiro, lanterna sinaleira, boneco de mamulengo, brinquedo de latão, estilingue e máscara de ursa.
Museu na Feira
O Museu na Feira chega com uma novidade para edição. “Como diferencial nesta edição levaremos também uma visita virtual ao Muhne. Os visitantes terão a possibilidade de conhecer quatro diferentes salas da exposição de longa duração do Museu do Homem do Nordeste com a utilização de óculos de realidade virtual e imagens em 360 graus. Os participantes serão imersos nesta tecnologia e terão a oportunidade de conhecer a exposição e algumas peças como se estivessem, de fato, no Museu”. A barraca do Muhme será instalada no acesso A do mercado das 9 até 15 hrs.
Saraus
No Engenho Massangana será realizado no dia 18 de maio o 1º Festival de Culturas Tradicionais. Serão manifestações populações com apresentações dos grupos de culturais de coco e maracatu atuantes na região do Cabo de Santo Agostinho e municípios próximos. A ideia central é propiciar uma vivência de cultura popular para os visitantes do Engenho, bem como conhecer os grupos culturais atuantes na região do entorno do museu. Às 13h, o Grupo Percussivo Alfaias da praia vai apresentar o maracatu e outros ritmos tradicionais. Às 13:40, Banda Os pífados da abelha, se apresenta e ressalta a importância desse tipo de manifestação no município do Cabo. Às 14:30, apresenta-se a Sociedade dos bacamarteiros do Cabo, e por fim, às 15:20, quem toca é o grupo de chorinho Conjunto Sapucaia.
No penúltimo dia de atividades, na tarde do sábado (18), no Museu do Homem do Nordeste, na Galeria Mauro Motta, a partir das 14h será realizado o Sarau Chá Literário em diálogo com a Exposição “Assucar”, com questões relacionadas à memória construídas a partir da experiência sensorial de acordo com a culinária popular.
Domingo dos Pequenos
Encerrando a Semana Nacional do Museu, o Domingo dos Pequenos chega com a temática sobre mamulengo. Dessa vez, a ação acontece em parceria do produtor cultural Alexandre Albuquerque. Segundo Edna Silva, coordenadora do Educativo do Muhne, a ação terá com vivências visuais e práticas. “A manhã de atividades conta com as oficinas de fantoches e confecções de instrumentos com materiais recicláveis. No mesmo dia acontecerão apresentações de mamulengos”, explica a coordenadora, acrescentando que terá 20 vagas em cada oficina.
O produtor cultural, Alexandre Albuquerque, conta sobre a parceria com a Fundaj. “Estamos vendo um momento de divulgação do nosso Catálogo do Mamulengo de Pernambucano. A proposta é justamente resgatar a cultura do mamulengo e aproximar todas as crianças dessa arte pernambucana”. Para mais informações www.fundaj.org.br
Serviço
Mediação Temática “Museus como Núcleos Culturais: o futuro das tradições”
Local: Museu do Homem do Nordeste
Data: 14 a 19 de maio
Horário: 9h às 16h
Inscrições gratuitas no local
Mediação Temática "A juventude indígena no século XXI"
Local: Museu do Homem do Nordeste
Data: 15 de maio
Horário: 14h às 16hs
Inscrições gratuitas no local (sujeita a lotação de 20 vagas)
Mediação Temática “A arquitetura popular com Elizângela das Palafitas”
Local: Museu do Homem do Nordeste
Data: 16 de maio
Horário: 11h às 12h
Inscrições gratuitas no local (sujeita a lotação de 10 vagas)
Museu na Feira
Local: Mercado da Encruzilhada
Data: 16 e 17 de maio
Horário: 9h às 15h
1º Festival de Culturas Tradicionais
Local: Engenho Massangana, Cabo de Santo Agostinho
Data: 18 de maio
Horário: 09:00 às 15:00 horas Dia 18/05
Entrada gratuita
Sarau “Chá Literário”
Local: Museu do Homem do Nordeste
Data: 18 de maio
Horário: 14 às 17:00
Entrada gratuita
Domingo dos Pequenos
Local: Museu do Homem do Nordeste
Data: 19 de maio
Horário: 10 às 12:00
Faixa etária: 4 aos 12 anos
Inscrições: 9h às 9h
Oficinas: Instrumentos musicais e de fantoches, 20 vagas para cada
Redes Sociais