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A Pandemia de COVID-19 e as Crianças: estudo das vivências e representações em época de isolamento social

Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 16h02 | Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2020, 16h04 | Acessos: 2272

Pesquisa:
A Pandemia de COVID-19 e as Crianças: estudo das vivências e representações em época de isolamento social

Responsável pelo projeto/atividade:
Patrícia Simões
Lattes

Equipe envolvida no projeto/atividade:
Patrícia Simões

Colaboradores externos:
Mariana Barbosa
Riva Resnick
Rosimere Penha
Maria Luiz Wanderley

Breve descrição:
A infecção pelo coronavírus COVID-19 revelou-se uma pandemia que pode ser estudada em suas  múltiplas dimensões pelas mudanças e implicações políticas, sociais e econômicas que provocou nos cotidianos dos indivíduos, nas dinâmicas sociais locais e mundiais, nas relações entre pessoas e entre países.

As investigações sobre a pandemia têm direcionado maiores atenções à pesquisa nas áreas da infectologia, saúde pública e tecnologia da saúde pelas necessidades urgentes de combate à propagação do vírus e tratamento das pessoas infectadas.

Do ponto de vista do comportamento social, a pandemia provocou pânico, com a corrida aos supermercados e drogarias, e o isolamento social mudou radicalmente o cotidiano das famílias. O fechamento do comércio e das instituições cujas atividades não são consideradas essenciais mudou a forma das pessoas trabalharem, bem como abriu novas possibilidades de atividades de serviços.

Para as crianças, a suspensão das aulas nas escolas, a reclusão nas casas e apartamentos e a convivência com a família também trouxeram novas experiências e conhecimentos e possibilidades de desenvolvimento de capacidades e habilidades.

Este projeto tem como foco o estudo das vivências, percepções e representações que as crianças até os 12 anos apresentam da pandemia e das mudanças por ela acarretadas em seus cotodianos. A relevância da investigação dessa temática está na contribuição que a pesquisa pode oferecer aos professores, psicólogos e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente com as infâncias nas escolas, nas clínicas, com as famílias, etc.  

Objetivo:
Analisar vivências, percepções e representações de crianças de até 12 anos de idade sobre às mudanças em seus cotidianos durante a pandemia de COVID 19.

Justificativa:
A realização dessa pesquisa é muito importante, no sentido de aprofundar os conhecimentos sobre a criança e a infância, e dessa forma, contribuir para a melhoria do trabalho pedagógico e dos estudos sobre as implicações dessas vivências no desenvolvimento das crianças. Ademais, a relevância da investigação dessa temática está na contribuição que a pesquisa pode oferecer aos professores, psicólogos e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente com as infâncias nas escolas, nas clínicas, com as famílias, etc. Acreditamos também que é uma forma de garantir os direitos infantis assegurados na legislação a começar pelo direito de expressão enquanto cidadãos.

Público-alvo:
Famílias, professores, profissionais que lidam com crianças e pesquisadores das infâncias.

Abrangência:
Local, regional, nacional e global

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