Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa >  Muhne promove a 12ª edição do Seminário de Memória Museologia e Patrimônio
Início do conteúdo da página

 Muhne promove a 12ª edição do Seminário de Memória Museologia e Patrimônio

Publicado: Sexta, 31 de Mai de 2019, 13h51 | Última atualização em Sexta, 31 de Mai de 2019, 16h29 | Acessos: 605

A 3ª Semana Nacional de Arquivos faz parte da programação, que ocorre no dia 5 de junho

A Fundação Joaquim Nabuco, por meio do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), realiza a 12ª edição do Seminário de Memória Museologia e Patrimônio, que ocorre na Sala Gilberto Freyre, em Casa Forte, na próxima quarta-feira (5), a partir das 13h. O tema "Joaquim Nabuco: Memória Arquivada" tem como proposta abordar a atuação e a memória de Joaquim Nabuco, patrono da instituição, além de ser uma atividade que compõe a grade de comemoração dos 70 anos da Fundaj.

O escritor, político e diplomata Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, mais conhecido como Joaquim Nabuco, teve como sua principal causa política a participação na campanha pela abolição do Brasil. Em 1906, no estado do Rio de Janeiro, presidiu como diplomata a 3ª Conferência Pan-Americana. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras em 1897. A primeira parte da coleção do acervo de Joaquim Nabuco foi doada à instituição pelo seu filho, José Thomaz Nabuco, em 1975. Já no ano passado, o restante do acervo foi doado pela família Nabuco. "No momento dessa grande primeira doação surgiu a necessidade de criar a Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade (Cehibra) que, atualmente, cuida de todo o acervo em documentação da Fundaj", detalha Albertina Lacerda, coordenadora do Cehibra, que participa da mesa redonda na 3ª Semana Nacional de Arquivos.

A museóloga Marília Bivar, responsável pelo Arquivo Institucional do Muhne, e o historiador André Carlos Santos também farão parte do encontro. De acordo com Albertina Lacerda, o debate foca na trajetória do acervo. "Vou falar sobre a construção desse acervo, desde o início até os dias atuais. Recentemente, recebemos o restante da coleção, que foca na parte mais íntima, privada e pessoal da vida de Nabuco. Entre os diversos documentos encontramos cartas para esposa e filho. O público terá a chance de conhecer a trajetória desse acervo detalhadamente", adianta. A Semana Nacional de Arquivos é promovida pelo Arquivo Nacional e pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). Segundo Henrique Cruz, Chefe de Divisão de Estudos Museais e Ações Comunitárias do Muhne, o encontro é uma maneira de estimular que os arquivos desenvolvam ações, eventos e atividades acerca da temática. "Vamos abordar também o Museu Joaquim Nabuco, extinto em 1985. Temos acervo disponível dele, mas é um assunto pouco comentado", acrescenta.

Serviço:
Local: Sala Gilberto Freyre, sede Fundaj, Casa Forte.
Data: 05/06/2019 (quarta-feira)
Horário: A partir das 13h (credenciamento)

Gratuito

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.