Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

24 DE OUTUBRO DE 2015

Publicado: Segunda, 26 de Outubro de 2015, 11h28 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h20 | Acessos: 1425

Clipagem ASCOM

Recife, 24 de outubro de 2015

 

Folha de Pernambuco

Caderno Programa

Pedro Severien adentra A ALMA FEMININA

CINEASTA de Pernambuco exibiu seu primeiro longametragem no Brasil

"Todas as Cores da Noite" estreou na 39ª Mostra de São Paulo

LUIZ JOAQUIM

SÃO PAULO (SP) – A noite e quinta-feira teve na 39ª ostra Internacional de CiNema de São Paulo o palco Para o nascimento no Brasil e um novo filme de Pernambuco. Falamos de “Todas as Cores da Noite”. Estreia um longa-metragem de Pedro Severien, autor de curtas-metragens como “Canão para Minha Irmã” (2012), Loja de Répteis” (2014), e que aqui se arrisca no seu primeiro vôo de maior fôlego, cuja primeira exibição já aconteceu no Festival de Atlanta (EUA), também em sua 39ª edição.

Amparado pela adesão e comunhão de vários amigos de longa data (o roteirista Otávio Pereira, os fotógrafos Beto Martins e Daniel Aragão, o músia Tomaz Alves Souza), e de novos amigos que souberam submergir com elegância ao particular mar da dramaturgia intimista de "Todas as Cores..." (como a atriz paulista Sabrina Greve, dona da galeria "Permanência") -, Severien conseguiu acrescentar agora à sua filmografia mais uma obra que o vai colocando num lugar de risco no cinema brasileiro, mas que é, ao emsmo tempo, gerador de um instigante prazer estético.

O risco que Severiena assume é od e modular sua história num universo fantástico. Como ele bem disse na conversa após a sessão, os ambientes fechados e os demônios que podem surgri dessa clausura física - como há num de seus filmes prediletos "O Anjo Exterminador" (1962), de Buñel - lhe interessam, e muito.

E o apartamento com vista para a praia de Boa Viagem, onde vive Iris (Greve), serve como espaço que a aprisiona com seus fantasmas particulares. Tudo isso é estimulado pelo cadáver de um homem (Rômulo Braga) que ela encontra na sala de estar como legado da festa na noite anterior. Quem é ele? Iris não sabe.

Podendo ser enxergado por três módulos distintos "Todas as Cores..." chama a atenção para um encadeamento de relações que envolvem julgamento e culpa de quatro personagens femininas, da classe média alta, que dominam todo o enredo.

No envolvente prólogo, antes mesmo dos créditos surgirem, conhecemos exclusivamente pela perspectiva de Iris, narrandoe m off, a história de sua amiga de infância, a médica Tiara (Giovanna Simões) com seu desfechot rágico. A composição plástifca rigorosa e o de combinações de som reforçam a firmeza na mão do cineasta como assinatura ao difícil universo fantástico.

O som (Guga Rocha e Simone Dourado), a propósito, é outro ponto fortíssimo em "Todas as Cores...". Este é um filme cuja parte vigorosa que o torna envovlente encontra na boa projeção sonora um elemento imprescindível.

A montagem de Daniel Bandeira e Maria Cardozo também tem sua lógica particular na evolução das emoções de Iris. Se no episódio de Tiara a dinâmica da edição anda num ritmo frenético fazendo co-relações entre a feiúra e a mentira por trás das relações civilizadas da burguesia - atenção ao jogo aqui feito com decorações para casamentos -, num segundo instante essa rotação diminui.

Ela vai se encaminhando de forma gradativa até o final para a introspecção por meio de monólogos, inclusive com a amiga de Iris (Brenda Lígia) que vai lhe ajudar com o cadáver; com uma mulher mais experiente, Elga (Sandra Possani, de "O Som ao Redor"") e até com cadáver.

Ao final, uma deslumbrante cena de amor quase redentora, com o mar ao fundo como que invadindo o apartamento casulo e suferindo uma libertação que em nenhum momento é sentida ao longo de "Todas as Cores da Noite". Ainda irá se falar muito da obra de Pedro Severien.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.