Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2012, 09h26 | Última atualização em Sábado, 18 de Abril de 2020, 18h57 | Acessos: 4237

A história da Editora Massangana começa bem antes de sua criação oficial em 1980, pois a mesma tem sua origem no Setor de Cartografia do então Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS), no fim dos anos de 1960, responsável, à época, por capas, formulários e mapas produzidos na instituição.

A partir de 1972, edição de livros do IJNPS passou a ser coordenada pelo Setor de Intercâmbio Cultural de uma divisão de Documentos, que tinha à sua frente o antropólogo e folclorista Mario Souto Maior. Em agosto de 1975, o jornalista Silvio Bentzen passou a dirigir a Divisão de Editoração e Reprografia do Departamento de Processamento de Dados e Documentação, então sob a responsabilidade da bibliotecária Edilma Coutinho Santos, Divisão na qual foi incluída a Seção de Publicação e Editoração e a Seção de Reprografia. Data essa época a ampliação do modesto parque gráfico.

Em junho com a transformação do antigo IJNPS em Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), é criada a Editora Massangana, que ficou subordinada ao setor de Documentação (uma das diversas unidades finalísticas em que se organizou a Fundação) e teve como seu primeiro gestor o poeta Jaci Bezerra.

Além de possuir uma gráfica, a Editora subdividia-se em Estúdio de Arte e Comercialização. Foi desse tempo a sua primeira e por muitos anos usada logomarca, criação do poeta e programador visual Arnaldo Tobias, integrante do grupo de funcionários.

Ao longo de todos esses anos de existência passaram pela direção da Editora Massagana, nomes de grande relevância, tais como: Prof. Dr. Luiz Antonio Marcushi- professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco, o mesmo que foi responsável por dar aos livros da Editora uma projeção nacional. Outros intelectuais como o pesquisador e sociólogo Sebastião Vila Nova, a bibliotecária Maria da Conceição Luna Rodrigues, o historiador Leonardo Dantas Silva, o jornalista e historiador Mario Helio Gomes de Lima, a designer Rosângela Mesquita, o escritor Paulo Gustavo, entre outros.

Atualmente, a Editora Massagana é subordinada a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte e é Coordenada por Elizabeth Mattos.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.