Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inventários documentais e índices > Carnaval: Textos, Imagens & Sons
Início do conteúdo da página

Carnaval: Textos, Imagens & Sons

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 12h23 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 12h32 | Acessos: 409

Rita de Cássia Barbosa de Araújo
Historiadora e Diretora de Documentaçãoda Fundação Joaquim Nabuco

O espírito investigativo, o prazer em lidar com a memória históricodocumental e a paixão pelo Carnaval motivaram os três grandes amigos da Fundação Joaquim Nabuco — Mário Souto Maior, folclorista, Fernando Spencer, cineasta, e Renato Phaelante, pesquisador da música popular brasileira —, a aceitarem o desafio proposto pelo primeiro de organizar uma trilogia sobre os festejos de Momo.

Carnaval: textos, imagens e sons reúne referências bibliográficas, fílmicas e discográficas, áreas de predileção profissional dos autores, não apenas do que foi produzido ou publicado no Brasil, mas também em outras partes do mundo ocidental até 1999, ano em que se encerrou a coleta de dados, fornecendo aos pesquisadores um amplo e variado leque de fontes de pesquisa sobre os festejos de Momo.

A biblio-filmo-discografia do Carnaval, no entanto, continuava inédita até a presente data, e para nós, da Diretoria de Documentação, evidenciava que o projeto de seu idealizador permanecia inconcluso e infecundo, pois, para realizar-se plenamente, como ele próprio afirmou, teria de ser de “utilidade para outros pesquisadores”.  Sem alcançar o outro, sem esse gesto de comunhão e de generosidade, todo um trabalho de pesquisa, “que consumiu meus dias, minhas noites, minhas madrugadas”, como confessou Mário Souto Maior, perderia inteiramente o sentido e a razão de ser. Nada nos pareceu mais natural para exprimir nossa admiração e homenagear in memoriam o autor do Dicionário folclórico da cachaça (1973), de Nordeste: a inventiva popular (1978), do Dicionário do palavrão e termos afins (1980) e de Comes e bebes do Nordeste (1984), por ocasião da passagem de seus noventa anos de nascimento, que concluir sua tarefa e disponibilizar ao público Carnaval: textos, imagens e sons.

O leitor terá acesso à parte referente à Bibliografia sobre o Carnaval, que reproduzimos integralmente do original como a deixou o folclorista, acompanhada de Uma explicação e do artigo Carnaval, carnavais, escrito em conjunto com Gilberto Freyre e publicado na revista História, de São Paulo, em fevereiro de 1974. De igual modo, à Filmografia, de autoria de Fernando Spencer; e à Discografia, organizada por Renato Phaelante.

A Diretoria de Documentação contribui, assim, para tornar realidade o sonho de Mário Souto Maior — abrir caminhos para elaboração de outros trabalhos sobre a festa carnavalesca, a serem feitos pelos admiradores e pelos amantes da folia de todos os tempos.

Recife, 26 de janeiro de 2011

:: Leia o artigo completo,
Faça o download do arquivo em pdf.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.