Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inventários documentais e índices > Arquivo Joaquim Nabuco: Catálogo
Início do conteúdo da página

Arquivo Joaquim Nabuco: Catálogo

Publicado: Quinta, 22 de Março de 2012, 14h13 | Última atualização em Quinta, 16 de Janeiro de 2020, 13h51 | Acessos: 6464

Virginia Barbosa
Albertina Malta
Carlos Ramos
Maria Falcão

APRESENTAÇÃO

Com o objetivo de fazer um inventário do acervo referente a Joaquim Nabuco, existente em diversos setores da Fundação Joaquim Nabuco, foi elaborado este catálogo que contém a documentação bibliográfica, textual, iconográfica e audiovisual da Instituição.

Além da inclusão de uma cronologia de Nabuco, elaborada por Manuel Correia de Andrade, em 1992, o trabalho foi dividido em quatro partes: obras de autoria de Joaquim Nabuco; obras sobre Joaquim Nabuco; biblioteca pessoal de Joaquim Nabuco e a referência com resumo do jornal O Abolicionista (1880-1881), criado, presidido e publicado no Rio de Janeiro por Nabuco.

Dentro de cada item, as referências, elaboradas de acordo com NBR-6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estão organizadas por tipologia documental (livros, opúsculos, artigos de periódicos, manuscritos, iconografia, audiovisuais) e, dentro de cada tipologia, seguem a ordem cronológica.

Após cada referência está indicado, entre colchetes, o código de acesso ao documento no acervo.

Objetivando facilitar a consulta, foi elaborado um índice de autor e título, remetendo para o número de ordem das referências. Como recomendam as normas, foi respeitada a ortografia original dos documentos e, no índice, os artigos iniciais  dos títulos foram colocados no final,  separados por vírgula. 

Recife,  18 de agosto de 2008

:: Consulte o catálogo completo,
Faça o download do arquivo em pdf.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.