Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Item numero 3 > 28 de abril - Dia da Educação
Início do conteúdo da página

28 de abril - Dia da Educação

Publicado: Domingo, 28 de Abril de 2019, 13h25 | Última atualização em Domingo, 28 de Abril de 2019, 13h25 | Acessos: 232

Bom dia servidores e todos que acompanham de perto os novos desafios da Fundação Joaquim Nabuco.

Quero crer que a reserva de uma data para ampla comemoração de algo relevante seja motivo de inspiração e reflexão.

A inspiração deriva de algum importante juízo de valor atribuído ao que se deseja homenagear. Ou seja, o objeto da homenagem tem uma importância tal, que pelo menos uma vez no ano, merece ser amplamente comemorado. .

A difusão que se espera dessa homenagem é também um bom motivo para alguma reflexão. Isso representa um exercício vital, para que o objeto da homenagem possa ser alvo permanente de outras tantas inspirações.

Hoje, dia 28 de abril, está anunciado como o dia oficial da Educação. Uma justa regalia que por si só inspira responsabilidades, assim como projeta reflexões as mais arrebatadoras, sobretudo, quando os desafios ainda insistem em se fazerem presentes à realidade educacional.

Desse modo, em perfeita sintonia com a necessidade de dar o devido senso de valorização ao ensino e ao aprendizado, a atual gestão da Fundação se congratula com os que fazem a Educação acontecer em cada quadrante deste país. Dia após dia. Sejam país, filhos e demais famiares. Sejam os corpos docentes e discentes das mais distintas instituições, que se vêem imbuídas de tamanha responsabilidade. Afinal, formar a cidadania com base na perpetuação dos saberes que transformem o país, é o árduo exercício de nação.

Enquanto instituição pública federal comprometida com a Pesquisa, o Ensino e a Cultura, a Fundação Joaquim Nabuco, no esplendor da comemoração dos seus 70 anos, espelha também o seu compromisso com o processo educacional do país, em particular das regiões Nordeste e Norte. Tamanho engajamento é fruto do novo desafio governamental de contribuir para o desenvolvimento regional, a partir da melhoria da qualidade de vida e tambem da qualificação do capital humano dos que vivem naquelas regiões. Portanto, estamos por iniciar nossas ações institucionais, focados nas prioridades do semiarido, na melhoria da Educação no ensino fundamental e na efetividade das gestões municipais que operam com recursos federais nessas áreas prioritárias. Ou seja, sem perder sua missão e os seus valores, a Fundação está agora "reinventada" para contribuir, através da pesquisa, do ensino e do seu acervo cultural, para um modelo de desenvolvimento regional inspirado por prioridades de Governo. Desse seu desafio de trabalho deriva a reflexão, a avaliação e o fornecimento de indicativos que façam com que as políticas públicas sejam de fato diferentes e proativas. Tudo em benefício da sociedade, que nos financia e que nos cobra por resultados.

Viva o dia da Educação!

Viva os novos compromissos que fazem do ensino, da preparação do capital humano, a força motriz do modelo de desenvolvimento regional!

Recife, 28 de abril de 2019

Alfredo Bertini Presidente da Fundação Joaquim Nabuco

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.