X Jornada de Iniciação Científica (JOIC) da Fundaj, dias 10 e 11 de novembro, na sala Gilberto Osório (rua Dois Irmãos, 92, Apipucos)
Nos dias 10 e 11 de novembro de 2014, em horário integral, ocorrerá a X Jornada de Iniciação Científica (JOIC) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), na sala Gilberto Osório, no bairro de Apipucos (Rua Dois irmãos, 92).
Durante a jornada, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas PIBIC/CNPq da Fundaj.
E para comemorar o 10° ano do evento, que está inserido nas atividades da Xl Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a programação ocorrerá da seguinte maneira: no dia 10 de novembro, pela manhã, haverá uma cerimônia de abertura que contará com a presença do Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Dr. Fernando José Freire, do Diretor da Diretoria de Pesquisas da Fundaj, Dr. Luis Henrique Romani, da Pesquisadora da Coordenação Geral de Estudos Educacionais da Fundaj, Dra. Patrícia Simões, da Pesquisadora da Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia da Fundaj e Coordenadora do PIBIC/CNPq/Fundaj, Dra. Luciana Távora.
E para finalizar a cerimônia de abertura, haverá uma palestra do Presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Dr. Abraham Benzaquém Sicsú, cujo tema será “Facepe: Apoio à Pesquisa, Formação e Inovação”.
Após a cerimônia de abertura, a programação do evento seguirá com as apresentações dos bolsistas do Pibic/CNPq/Fundaj, que serão avaliados pelo Comitê Interno da Fundaj, composto pelos seguintes servidores: Cristiano Borba do Nascimento (Laborarte/Memória ,Educação, Cultura e Arte), Juceli Bengert (Coordenação Geral de Estudos Educacionais), Lúcia Helena Xavier (Coordenação Geral de Estudos Ambientais e da Amazônia), Marcos Ramos de Lucena (Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia), Uiara Wanderley (Laboratório de Ensino à distância Dosa Monteiro), Wilson Fusco (Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Populacionais).
Para avaliação do PIBIC na Fundaj durante a X JOIC, haverá um Comitê Externo, composto pelos professores: João Policarpo Rodrigues Lima (Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, bolsista de produtividade em pesquisa 1-D do CNPq) e José Wilton Pinheiro Júnior (Professor adjunto III da Universidade Federal Rural de Pernambuco, bolsista de produtividade em pesquisa 2 do CNPq).
O Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco (Pibic/CNPq/Fundaj) é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa de alunos de graduação do ensino superior. Atualmente, a instituição possui 27 bolsas do CNPq, obtidas através de Chamada Pública para cotas as institucionais.
O PIBIC/FUNDAJ
Segundo as informações repassadas pela coordenadora do PIBIC/Fundaj, a pesquisadora Luciana Távora, entre as atividades desenvolvidas pela Fundaj, destacam-se as ações dirigidas à formação continuada de pesquisadores aliada à formação inicial pelo exercício da pesquisa, a partir da inserção de alunos de graduação nas atividades de pesquisa sob a orientação de um pesquisador da instituição.
Para a organização, essas ações são consideradas prioritárias, tanto pela contribuição dessa instituição à formação do aluno, como pela renovação que a participação do aluno pode favorecer com o seu trabalho e a sua presença na instituição.
Ainda de acordo com a coordenação do evento, a contribuição do aluno não está apenas no desenvolvimento de tarefas, mas nas tentativas pelo pesquisador e pela instituição de sistematização e respostas às indagações e formas diferentes de apreciação dos trabalhos da pesquisa. Também tem grande importância a articulação que essas ações proporcionam entre a Fundaj e as Instituições de Ensino Superior, estreitando a distância entre pesquisa e ensino e proporcionando trocas de experiência e conhecimento.
Por essas razões, a proposição desse programa de desenvolvimento conjunto de ações entre a Fundaj e Instituições de Ensino Superior tem grande relevância e trará resultados positivos para o aluno, para os pesquisadores, e para as instituições envolvidas. Considerando-se as competências aqui relacionadas, a Fundaj, através desse programa, se propõe a receber alunos de cursos de graduação nas áreas das ciências sociais e humanas para integrar equipes de pesquisa.
:: Programação Completa da Jornada:


Redes Sociais