Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > QUEM SOMOS
Início do conteúdo da página

O que são os Programas Institucionais?

Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 10h00 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 17h22 | Acessos: 5396

Os Programas Institucionais incorporam as várias dimensões estratégicas da atuação institucional: pesquisa, formação, articulação em rede em vários níveis; partilha de conhecimento com o setor público, a sociedade e o mundo acadêmico. Também consolidam uma rede de instituições atuantes e interessadas nos temas propostos para ciclos de quatro anos, de modo a potencializar os frutos e ganhos dos projetos e ações idealizadas e planejadas nas várias diretorias.

Para o ciclo 2016-2019 foram definidos os seguintes Programas Institucionais:


PI 1 - Valorização Docente na Educação Básica
PI 2 - Educação e Relações Etnico Raciais
PI 3 - Educação pela Cidade
PI 4 - Territórios de Educação e Cultura
PI 5 - Educação, Governança e Sustentabilidade


 
Carta de Cátia Lubambo para o Catálogo dos Programas Institucionais 2017.

Aconteceu 2017 para os Programas Institucionais; muitos desafios e riscos; todos superados pelo aprendizado gratificante e muitas conquistas.

Foi o ano da afirmação dos temas escolhidos como prioritários para 2016 -2019: Educação e Valorização Docente, Educação e Relações Étnico-raciais, Educação pela Cidade, Territórios de Educação e Cultura e mais Educação, Governança e Sustentabilidade; tão assertivos que os apelidos já nos são cotidianos: PI1, PI2 e PI3, PI4, PI5! Uma grata cumplicidade!

Iniciamos de modo cauteloso, como quem testa a receptividade alheia, até este ponto em que os programas se firmaram na pauta institucional. Logo entraram no hábito da gente as Agendas Mensais dos PIs, a montagem e divulgação antecipada da programação das atividades; a criação da FanPage com sucessivos posts de eventos em cada PI,  a comunicação livre com registros do work in progress, das viagens para pesquisas de campo, das oficinas, dos cursos e workshops. O Blog dos PIs foi um passo na sequência, que já contabiliza um número diferenciado de acessos.

Cumprindo o planejado, aconteceram  o Seminário II  e o Seminário III dos Programas Institucionais. Nas duas edições, o impulso foi a construção de redes e articulação com instituições várias, nacionais e internacionais, que se movimentam e desenvolvem projetos e ações em temas conexos. Descobrimos e confirmamos importantes parcerias!! Uma agenda temática cada vez mais fortalecida se delineia no nosso debate!

Ao final deste ano, queremos reiterar o empenho múltiplo e cooperativo deste trabalho. Cada coordenador de projeto, cada pesquisador ou docente, cada autor de publicação, cada bolsista ou estagiário, cada responsável por tarefas de acompanhamento e apoio, cada Assessoria, cada Comunicação, cada Editoração, cada Vídeo-produção, cada Coordenadoria Geral, cada Diretoria, cada mente criativa, inquieta e motivadora que se envolveu nos Programas Institucionais tem um conto de PI para acrescentar.

Mas pra contar até 2019, haverá bem mais.  2018 já se apresenta como  promissora anunciação: seis novos projetos de pesquisa; vários cursos e eventos, seis publicações da Coleção dos Programas Institucionais da Editora Massangana; cinco lançamentos de vídeos de projetos finalizados neste ano...  E, sem enfraquecer planos mais próximos nos arredores e sítios, sedimentaremos a estratégia de internacionalização; serão novos passos em busca de novos Acordos de Cooperação e especialistas internacionais incorporados aos Programas Institucionais.

Grandes expectativas e perspectivas para um Feliz Ano Novo!!


Carta de Cátia Lubambo para o Catálogo dos Programas Institucionais 2018.

Com muita satisfação arrematamos 2018; são muitas as evidências de que os Programas Institucionais (2016-2019) têm se mantido ativos na propensão de um ambiente cooperativo,  de aprendizagem e de conhecimento na Fundaj. Com importantes resultados e já consolidando uma estratégia a ser resguardada na instituição, os PIs preservam conjuntos de ações que incorporam tematicamente as várias dimensões da atuação institucional: pesquisa, formação, articulação em rede (em vários níveis); partilha de conhecimento com o setor público, a sociedade e o mundo acadêmico. O efeito que ora já se difunde entre instituições atuantes e interessadas nos programas, tem se ampliado e fortalecido; são diferentes formas de convênios, acordos de cooperação ou ações em parceria, disseminando, compartilhando os frutos e ganhos desse trabalho.

Concluímos como planejamos o Catálogo 2018 dos Programas Institucionais; destacamos os achados das pesquisas, os registros de campo; os eventos; os cursos, os vídeos, os acervos, as publicações dos componentes das equipes e os livros constituintes da Série dos PIs. A experiência dos coordenadores (ras) e o compromisso das pessoas que fazem as equipes dos projetos e ações foram fundamentais para a seleção e a coleção das notas especialmente reveladas em cada programa; são destaques representativos do tema ou do alcance obtido pelo trabalho do grupo. Tudo isso subsiste como inspiração para seguirmos com o ano de 2019, finalizando o Ciclo.

Mas esse resultado nos motiva sobretudo a dar início às discussões para a montagem de um novo Ciclo (2020-2023), cumprindo o estabelecido na implantação dos PIs. Essa montagem será uma construção que se pretende ainda mais inclusiva em muitos sentidos (participação/integração, abrangência, formatos ....) e será pautada a partir do lançamento do Edital no primeiro semestre de 2019.

Sem perder o espírito gerador dos PIs, a discussão precisará incorporar uma avaliação com respeito ao atendimento das metas inicialmente idealizadas, além de se converter num planejamento de estratégias para novas metas a serem contempladas. O 2o. Ciclo dos PIs (2020-2023) planejará, assim, ações em torno de eixos temáticos (novos ou renovados) que correspondam tanto às expectativas dos integrantes da instituição e quanto às perspectivas colocadas pelos cenários institucionais ora em definição.

Muitas são as expectativas e perspectivas de trabalho. Comecemos curtindo o post na página da Fundação Joaquim Nabuco, no Facebook e acessando o Catálogo 2018 dos Programas Institucionais.


Acesse nosso Catálogo 2017 clicando aqui.
Acesse nosso Catálogo 2018 clicando aqui ou aqui.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.