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Avaliação de Resultado da Gestão e Práticas Pedagógicas do Programa Mais Educação no Território Brasileiro (Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos e Cibele Maria Lima Rodrigues), 2018

Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 14h19 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 11h31 | Acessos: 776
Nome da Pesquisa: Avaliação de Resultado da Gestão e Práticas Pedagógicas do Programa Mais Educação no Território Brasileiro
Data: 2018
Instituição Financeira: FUNDAJ
Equipe de Pesquisa: Cibele Maria Lima Rodrigues; Alexandrina Sobreira de Moura; Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos; Ana Emilia Gonçalves de Castro; Flávia Campos Faria; Rosevanya Fortunato de Albuquerque; Marcílio Souza Júnior; Ana Lúcia Hazin Alencar; Cleide de Fátima Galiza de Oliveira; Manoel Zózimo Neto; Glauce Keli Oliveira da Cruz Gouveia; José Lopes da Cunha Júnior.
Coordenador(a): Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos e Cibele Maria Lima Rodrigues
Resumo: Pesquisa tem como objetivo avaliar os resultados da gestão e práticas pedagógicas do Programa Mais Educação no território brasileiro. Objetivos específicos: Identificar as práticas dos sujeitos em relação à democratização da gestão escolar; Descrever a dinâmica de funcionamento dos Comitês de Educação Integral estaduais no que se refere à democratização da gestão; Compreender as formas de incentivo e práticas pedagógicas nos diferentes espaços educativos e equipamentos públicos disponíveis; Descrever como se efetiva a gestão no tocante às atividades previstas no programa nacional de ampliação e reestruturação das escolas públicas está sendo implementado nas escolas; Identificar as atividades de acompanhamento pedagógico e sua relação com as disciplinas curriculares na ampliação da jornada escolar; Mapear as práticas de esporte e lazer e sua articulação com o currículo na perspectiva da educação integral e integrada; Fazer o levantamento das atividades de Comunicação (uso de mídias) na relação com o currículo e com as temáticas de: Saúde, Ética, Direitos Humanos e Cidadania nas escolas; Identificar as atividades de educação ambiental e sua articulação com currículo na construção da escola como espaço educador sustentável; Avaliar a repercussão do programa Mais Educação na vida dos estudantes; Socializar os resultados na perspectiva do aprimoramento da política e das práticas educativas a partir de seminários e publicações.
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