Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisas em 2010- Atualmente > O corpo de bombeiros militar de pernambuco na linha de montagem da defesa social sob focos de lentes (2014), Ronidalva de Andrade Melo
Início do conteúdo da página

O corpo de bombeiros militar de pernambuco na linha de montagem da defesa social sob focos de lentes (2014), Ronidalva de Andrade Melo

Publicado: Quinta, 17 de Mai de 2018, 13h53 | Última atualização em Sexta, 03 de Mai de 2019, 09h47 | Acessos: 709
Nome da Pesquisa: O corpo de bombeiros militar de pernambuco na linha de montagem da defesa social sob focos de lentes
Data: 2014
Instituição Financeira: FUNDAJ
Equipe de Pesquisa: Ronidalva de Andrade Melo; Augusto Amorim; Aline Castilho
Coordenador(a): Ronidalva de Andrade Melo
Palavras-chaves: Corpo de Bombeiros, Pernambuco, Defesa Social
Resumo: Neste trabalho, o Corpo de Bombeiros é analisado como um dos órgãos que integram a linha de montagem da defesa social e que presta uma grande contribuição à sociedade realizando serviços necessários como: combate a incêndio, busca, salvamento e ações táticas (desencarcerar, libertar pessoas presas em ferragens ou vítimas de soterramento) além do atendimento pré-hospitalar e salvamento marítimo.

O Diagnóstico apresentado no trabalho reúne informações sobre a estrutura física e tecnológica de que a instituição dispõe e sua forma de funcionamento, fazendo desse trabalho um registro atual do modelo de bombeiros militar no Estado e estabelecendo um parâmetro para análises futuras.

Como contribuição adicional o texto posiciona os Bombeiros na linha de montagem da defesa social e aponta para sua ambiguidade, ora atuando na defesa social, incluso no pacto pela vida, reduzindo homicídios por meio do serviço de resgate, ora atuando na defesa civil marcando sua presença nos desastres naturais, ou outros socorros emergenciais.

O perfil da sua identidade em razão da dupla função também é discutido ao apresentá-lo como ente funcional das duas faces da defesa: a defesa social e a defesa civil.

Para ter acesso ao relatório, clique aqui.
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.