Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisas em 2010- Atualmente > Dinâmica Demográfica do Nordeste (Morvan de Mello Moreira e Wilson Fusco), 2015.
Início do conteúdo da página

Dinâmica Demográfica do Nordeste (Morvan de Mello Moreira e Wilson Fusco), 2015.

Publicado: Quarta, 17 de Mai de 2017, 10h59 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 11h30 | Acessos: 1025

Nome da Pesquisa: Dinâmica Demográfica do Nordeste

Data: 2015

Instituições Financiadoras: FUNDAJ

Equipe da pesquisa:

Coordenadores(as): Morvan de Melo Moreira e Wilson Fusco.

Palavras Chave: Nordeste; População ; Fecundidade; Migração

Resumo:  O Nordeste está a experimentar nas décadas recentes, e em especial neste limiar de século, movimentos que afiguram uma inflexão no desenvolvimento regional com a confluência de condições que levam a uma ampliação do crescimento econômico e, simultaneamente, mudanças no padrão de crescimento demográfico. As mudanças vislumbradas no crescimento econômico regional deverão repercutir muito favoravelmente sobre a redução da pobreza e o aumento do bem estar da população, assim como na diminuição dos desequilíbrios regionais e a distribuição espacial da população. As expressivas transformações demográficas resultantes da ampla queda da fecundidade e a atenuação dos saldos migratórios negativos configurarão uma trajetória futura da população regional que declinará, inclusive em termos absolutos, e sofrerá profundas modificações em sua composição etária, com a redução absoluta do contingente infantil e jovem e o aumento da população idosa implicando no envelhecimento da população. Conhecer a dinâmica demográfica nesses novos tempos de desenvolvimento regional significa retomar uma área relegada a segundo plano nas décadas recentes e fazer ressurgir informações que subsidiem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da região. Esta necessária retomada da análise global deve atender a uma condição em que as dimensões demográficas assumem feição ímpar, pela rápida e intensa queda dos níveis da fecundidade, pela redução da mortalidade infantil, pelo aumento da mortalidade masculina juvenil, pela atenuação dos fluxos migratórios e intensificação do retorno, pela distribuição espacial da população, pela rápida urbanização, pelas mudanças na distribuição etária, pelo envelhecimento populacional e todos os impactos que a dinâmica demográfica impõe sobre o processo de desenvolvimento, assim como para o entendimento de como o processo de desenvolvimento afeta a dinâmica demográfica.

 

pdf_button Download

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.