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Programa de Ações para Educação no Semiárido Brasileiro

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 10h59 | Última atualização em Quinta, 15 de Outubro de 2020, 13h23 | Acessos: 288
Programa de Ações para Educação no Semiárido Brasileiro
 
Responsável pelo projeto/atividade:
Edilene B. Pinto
 
Equipe envolvida no projeto/atividade:
Janirza C. Rocha Lima; João Suassuna; Edneida Cavalcanti
 
Parcerias:
Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab);Proex/Univasf; PPGESA/Uneb; Secretaria de Educação de Petrolina; Secretaria de Educação da Bahia; Secretaria de Educação de Juazeiro-BA; Associação de DesenvolvimentoComunitário(ADAC); Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa); Coordenação-Geral do Ensino Fundamental (CGEF/DPR/SEB)MEC; Coordenação Geralde Formação de Professores(CGFP/DICAP/SEB)MEC; Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD/DARE/SEB)MECeCoordenação Geral de Inovação e Interação com o Trabalho (CGIIT/DPR/SEB)MEC.
 
Breve descrição:
Atividade criada no âmbito do gabinete da presidência da Fundaj e posteriormente transferida para a Coordenação Geral do Cedist considerando as suas especificidades de ações.Esse Programa busca manter uma ação permanente de articulação com as instituições e/ou organizações que desenvolvem atividades relevantes na região semiárida brasileira para que juntos possamos trabalhar buscando contribuir para a efetivação de uma política educacional condizente à melhoria das condições de vida da população do Semiárido brasileiro.
 
Objetivos Geral:
Desenvolver um conjunto de ferramentas que tenham como base a implementação dos Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação e os projetos pedagógicos nas escolas públicas do Semiárido, a luz da Educação Contextualizada para a Convivência com e nessa região.
 
Especificos:
-Promover a difusão do conhecimento científico e/ou empírico sobre a região semiárida, bem como sobre as experiências de convivência com a região.
-Promover formação de professores, gestores educacionais e/ou coordenadores pedagógicos.
-Desenvolver pesquisas visando conhecer a realidade da Educação na região semiárida.
-Promover a produção de material didático e/ou paradidático com base na Convivência com o Semiárido.
-Promover concursos e ou premiações valorizando a cultura local. 

Justificativa:

A partir do processo de construção dos programas institucionaisda Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), refletiu-se sobre a convocação realizada pelo Ministério da Educação(MEC) para que a Instituição estivesse envolvida nas ações de construção e desenvolvimento do Plano Nacional de Educação (PNE) e em torno dele, dos Planos Estaduais e os Planos Municipais de Educação. Além disso, o país possui uma série de normas voltadas para as questões da sustentabilidade, seja tanto no plano da vida urbana quanto no plano da vida rural. E em torno disso vem se desenvolvendo ações que envolvem políticas de recursos hídricos e convivência com a seca, construção de políticas para agricultura familiar, dentre outras. Essas questões se entrelaçam quanto à especificidade da construção de Planos e de Políticas de Educação e Cultura na grande região que é o Semiárido brasileiro, área que envolve mais de 26 milhões de habitantes, distribuídos nos Estados da região nordestina do país. Com essa preocupação a Fundação Joaquim Nabuco iniciou um processo de discussão com os seus técnicos, pesquisadores, analistas e assistentes que há anos desenvolvem ações no campo da Educação, da Cultura, dos Recursos Hídricos, do Convívio com a Seca e das Políticas Ambientais, com as questões da Sustentabilidade, para que nesse entrelaçamento de práticas e de saberes desenvolvesse um conjunto de ferramentas que tivesse como lastro a implementação do Plano Nacional de Educação e a sua relação com as ações culturais no semiárido brasileiro.Considerando que ações quando são construídas e trabalhadas coletivamente e principalmente envolvendo o sujeito alvo dessas ações, as chances de obtenção de êxito são bem maiores,na realização desse projeto, busca-se convocar as instituições e/ou organizações que desenvolvem atividades relevantes na região semiárida,paraque juntos se construa essas ferramentase/ou colabore na implementação de ferramentas com avaliação comprovada.

 Público-alvo:
Gestores e/ou coordenadores pedagógicos; Professores; Alunos de escolas públicas do Semiárido.
 
Abrangência :
Regional
 
Metas para 2020:
-Celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundaj e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira-PE.
-Realização da XI Reunião Técnica.
-Realização da XII Reunião Técnica.
-Realização da XIII Reunião Técnica.
-Realização do Módulo I da Formação Continuada em ECSAB em Afogados da Ingazeira-PE.
-Realização do Módulo IIda FormaçãoContinuada em ECSAB em Afogados da Ingazeira-PE.
-Celebraçãode Acordo de cooperação Técnica entrea Fundaj e a Prefeitura de Cabrobó–PE.
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