Programa de Ações para Educação no Semiárido Brasileiro
Atividade criada no âmbito do gabinete da presidência da Fundaj e posteriormente transferida para a Coordenação Geral do Cedist considerando as suas especificidades de ações.Esse Programa busca manter uma ação permanente de articulação com as instituições e/ou organizações que desenvolvem atividades relevantes na região semiárida brasileira para que juntos possamos trabalhar buscando contribuir para a efetivação de uma política educacional condizente à melhoria das condições de vida da população do Semiárido brasileiro.
-Desenvolver pesquisas visando conhecer a realidade da Educação na região semiárida.
-Promover a produção de material didático e/ou paradidático com base na Convivência com o Semiárido.
-Promover concursos e ou premiações valorizando a cultura local.
Justificativa:
A partir do processo de construção dos programas institucionaisda Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), refletiu-se sobre a convocação realizada pelo Ministério da Educação(MEC) para que a Instituição estivesse envolvida nas ações de construção e desenvolvimento do Plano Nacional de Educação (PNE) e em torno dele, dos Planos Estaduais e os Planos Municipais de Educação. Além disso, o país possui uma série de normas voltadas para as questões da sustentabilidade, seja tanto no plano da vida urbana quanto no plano da vida rural. E em torno disso vem se desenvolvendo ações que envolvem políticas de recursos hídricos e convivência com a seca, construção de políticas para agricultura familiar, dentre outras. Essas questões se entrelaçam quanto à especificidade da construção de Planos e de Políticas de Educação e Cultura na grande região que é o Semiárido brasileiro, área que envolve mais de 26 milhões de habitantes, distribuídos nos Estados da região nordestina do país. Com essa preocupação a Fundação Joaquim Nabuco iniciou um processo de discussão com os seus técnicos, pesquisadores, analistas e assistentes que há anos desenvolvem ações no campo da Educação, da Cultura, dos Recursos Hídricos, do Convívio com a Seca e das Políticas Ambientais, com as questões da Sustentabilidade, para que nesse entrelaçamento de práticas e de saberes desenvolvesse um conjunto de ferramentas que tivesse como lastro a implementação do Plano Nacional de Educação e a sua relação com as ações culturais no semiárido brasileiro.Considerando que ações quando são construídas e trabalhadas coletivamente e principalmente envolvendo o sujeito alvo dessas ações, as chances de obtenção de êxito são bem maiores,na realização desse projeto, busca-se convocar as instituições e/ou organizações que desenvolvem atividades relevantes na região semiárida,paraque juntos se construa essas ferramentase/ou colabore na implementação de ferramentas com avaliação comprovada.
-Celebraçãode Acordo de cooperação Técnica entrea Fundaj e a Prefeitura de Cabrobó–PE.
Redes Sociais