NO QUÊNIA, A PRIMEIRA USINA DE ENERGIA SOLAR QUE TRANSFORMA A ÁGUA DO OCEANO EM ÁGUA POTÁVEL
De acordo com um relatório recente da UNICEF e da Organização Mundial de Saúde, mais de 2 bilhões de habitantes do planeta não têm acesso à água potável.
20/08/2019

Uma em cada três pessoas utiliza água contaminada ou não controlada para lavar, cozinhar, beber, muitas vezes adquirida após percorrer distâncias consideráveis a pé, por meios improvisados.
A maioria dessas pessoas, cerca de 80%, vive em áreas rurais onde não existe infraestrutura básica para se ter acesso à água ou onde a água não é segura ou está muito distante.
Garantir o acesso à água potável é um desafio real que a ONG GivePowerdecidiu enfrentar ao construir a primeira usina de dessalinização de água movida à energia solar.
A estrutura foi instalada ao longo das costas da cidade de Kiunga, no Quênia, e, graças aos avançados sistemas de filtragem, é capaz de converter a água do oceano em água potável.
O território de Kiunga é particularmente árido e, antes da construção da usina, os habitantes eram forçados a enfrentar uma viagem de uma hora para conseguir água suja, contaminada e salgada de um poço.
A usina exigiu um investimento de 500 mil dólares e um mês para ser construída. Graças a esta nova infraestrutura, é possível produzir até 50 mil litros de água potável por dia.
Redes Sociais