Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > CNBB NE 2 promoverá debates sobre implantação de usina nuclear em PE
Início do conteúdo da página

CNBB NE 2 promoverá debates sobre implantação de usina nuclear em PE

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 10h44 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 10h44 | Acessos: 278

 

http://cnbbne2.org.br/cnbb-ne-2-promovera-debates-sobre-implantacao-de-usina-nuclear-em-pe/

 

Kleber Nunes

 

22/08/2019

Ato contra a instalação de usina nuclear em Itacuruba (Foto: CPT NE 2/Divulgação)

 

A Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE 2 promoverá, entre os dias 5 e 7 de novembro, uma série de debates, na cidade de Floresta (PE), para discutir sobre o plano de implantação de uma usina de energia nuclear, em Itacuruba (PE). A data e a proposta da programação foram definidas nesta quarta-feira (21), durante reunião dos membros do Conselho Episcopal de Pastoral (CEP) e do grupo de Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDP) da CNBB NE 2, no Recife.

O evento deve reunir representantes de movimentos e pastorais sociais, da academia e autoridades civis, além de membros da CNBB NE 3, que abrange Bahia e Sergipe, e do Estado de Minas Gerais. As localidades fazem parte da região da Bacia do Rio São Francisco e, portanto, poderão ser diretamente afetadas caso a instalação da usina de energia nuclear se concretize.

“Esse encontro será fruto de uma audiência que o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, promoveu em junho e reuniu professores, pastoralistas e deputados estaduais e federais. Vamos, em Floresta, dar a nossa contribuição para fazer crescer a unidade em defesa da vida e do desenvolvimento humanos com critérios cristãos e humanitários”, afirmou, dom Limacêdo Antônio da Silva, bispo auxiliar de Olinda e Recife e referencial para Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora.

A criação da fonte atômica de energia foi sinalizada no Plano Nacional de Energia 2050, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Além de Itacuruba, outras oito localidades no Nordeste e Sudeste do país estão sendo estudadas para abrigar usinas.

De acordo com informações da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia e divulgadas pela imprensa, a Eletronuclear já concluiu estudos que indicam Itacuruba como a área ideal para a construção do empreendimento com seis reatores e que custaria R$ 30 bilhões.

Apesar da intenção do Governo Federal, a legislação estadual proíbe a instalação de uma usina atômica em Pernambuco. De acordo com o Artigo 216 da Constituição Estadual, está proibida a instalação de usinas nucleares no Estado enquanto não se esgotarem toda a capacidade de produzir energia hidrelétrica e de outras fontes.

Sobre o assunto

Porque o Brasil não precisa de energia nuclear, artigo de Heitor Scalambrini Costa* e Zoraide Vilasboas**

http://www.suassuna.net.br/2019/08/porque-obrasil-nao-precisa-de-energia.html


PLANO DE ENERGIA DO GOVERNO FEDERAL PREVÊ INSTALAÇÃO DE USINA NUCLEAR NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO

http://www.suassuna.net.br/2017/09/plano-de-energia-do-governo-federal.html

 

FPI visita comunidades tradicionais em Itacuruba (PE)

http://www.mpf.mp.br/pe/sala-de-imprensa/noticias-pe/fpi-visita-comunidades-tradicionais-em-itacuruba-pe

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.